HMAR promove atividades de incentivo à amamentação

Programação vai de 1º a 10 de agosto e prevê whorshop para futuras mamães e papais, além inauguração do espaço “Primeiro Clic”

Terça-Feira, 01/08/2023 | Secretaria Executiva de Saúde .

No mês do aleitamento materno no Brasil, o “Agosto Dourado”, o Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) organizou uma programação para conscientizar e incentivar as mães sobre a importância da amamentação nos primeiros anos de vida dos bebês.

Considerado referência na região da Costa Verde, o HMAR programou atividades para comemorar o “Agosto Dourado” a partir desta terça-feira, dia 1º de agosto. As atividades começam com palestra, às 9h, do diretor-técnico do HMAR e pediatra, Dr. Marcos Rocha, com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

No dia 6 de agosto, domingo, às 10h, futuras mamães e papais poderão participar de um workshop sobre “Amamentação e os principais cuidados com o recém-nascido”. A atividade será no auditório do HMAR e irá tratar de temas como banho, cuidados com o coto umbilical, troca de fraldas e apresentação da caderneta da criança e principais vacinas. Os interessados podem inscrever-se pelo telefone (24) 9982.40041. Será dado certificado de participação para quem assistir à palestra.

Outro momento marcante na programação do HMAR será a inauguração, no dia 9, às 14h, do “Primeiro Clic”, um espaço reservado para que as mamães ao receberem alta possam tirar fotos em um ambiente instagramável e compartilhar com amigos e familiares nas redes sociais.

A programação segue até o dia 10 de agosto com palestras, rodas de conversas envolvendo profissionais da unidade e gestantes, além de visitas à Aldeia Sapukai e ao Quilombo Santa Rita do Bracuí para abordar, nas comunidades tradicionais, a importância da amamentação. O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter e a amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães.

O HMAR é uma unidade de assistência hospitalar voltada ao atendimento materno-infantil – referência de maternidade de alto risco da região da Baía da Ilha Grande – e apresenta perfil de média e alta complexidade. Oferece atendimento em unidade de atendimento intensivo e UTI neonatal, funcionando 24 horas por dia, incluindo finais de semana, e faz parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE).

Desde o início do seu funcionamento, em 17 de março de 2022, foram efetuados 2.289 partos e 15.481 atendimentos no setor de acolhimento. A unidade conta com 57 leitos, e desses, 05 são para tratamento intensivo, 07 leitos cirúrgicos ginecológicos, 01 leito para isolamento, 21 leitos obstétricos cirúrgicos, 05 leitos obstétricos clínicos, 03 leitos clínicos gerais e 06 leitos do centro obstétrico, 05 leitos de cuidados intermediários neonatal, além de 04 leitos de UTI neonatal.