Angra terá programação especial no Agosto Dourado

Primeira ação será “A Hora do Mamaço”, que busca encorajar o aleitamento sob livre demanda dos bebês

Quinta-Feira, 27/07/2023 | Secretaria Executiva de Saúde .

Um evento simultâneo, em três pontos de Angra dos Reis, no próximo dia 5, marcará o início das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado ao Aleitamento Materno no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. O objetivo é encorajar o aleitamento sob livre demanda dos bebês, contribuindo para combater o preconceito e conscientizar sobre a importância da amamentação.

A primeira atividade será “A Hora do Mamaço“, às 9h, no Centro (na Praça General Osório, também conhecida como Praça do Carmo), no Parque Mambucaba (na Clínica da Família) e em Jacuecanga (na praça do centro comercial).

No dia 23 de agosto, das 9h às 12h, será promovido no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, um seminário de avaliação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que foi criada em 1999 com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Participarão a equipe técnica de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde e 11 equipes de unidades de saúde de Angra que receberam formação, nos meses de fevereiro e março, para obter a certificação da IUBAAM.

Na parte da tarde, a equipe do Estado fará visita técnica aos postos de saúde que se sentirem aptos a receber o selo. Para isso, a unidade deve adotar os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, que incluem ações como informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação; ajudar a mãe a iniciar o aleitamento na primeira hora após o parto; mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos; e encorajar a amamentação sob livre demanda.