Por meio da atualização dos cadastros individuais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Angra dos Reis, o setor de Regulação da Secretaria de Saúde trabalha para que os moradores da cidade passem a contar com a tecnologia como ferramenta de comunicação e informação.
O cadastramento pode ser feito durante todo o ano. Todavia, por conta da possibilidade de comunicação via SMS em consultas iniciais com especialistas e agendamento de exames, é importante que a ação seja efetuada até o fim do mês de julho, para que essa nova forma de contato possa ser utilizada por todos.
Com isso, o objetivo é que o usuário do SUS, além de ser informado dos seus agendamentos pelo agente comunitário de saúde, também receba essa informação por telefone.
Para ter acesso a essa nova possibilidade é necessário que os moradores mantenham atualizados seus dados cadastrais nas unidades de saúde, principalmente o número de telefone, endereço e CPF.
Este reforço na comunicação entre os moradores e as unidades de saúde visa ainda reduzir o número de faltas. Somente o Departamento de Atenção Primária, nos cinco primeiros meses de 2022, registrou mais de 10% de faltas nos agendamentos. Das 61.094 consultas marcadas no período, 6.364 não foram realizadas por falta do paciente.
A Secretaria de Saúde solicita que, no caso de não haver possibilidade de comparecimento às consultas e aos exames agendados, o morador comunique à unidade de saúde com antecedência de pelo menos 48 horas, na intenção de que outra pessoa tenha a oportunidade de ser atendida.