Moradores da Monsuaba recebem Acolhida Psicológica

Depois de acompanhada nos pontos de apoio, população é atendida no ambulatório de psicologia

Quarta-Feira, 13/04/2022 | Secretaria Executiva de Saúde .

Os moradores do bairro Monsuaba sofreram consequências severas com o volume histórico de chuva registrado no início deste mês. Em apoio à população, a Secretaria de Saúde criou o Serviço de Acolhida Psicológica. Por meio dele, psicólogos capacitados pelo setor de Urgência e Desastres do Conselho Regional de Psicologia acompanharam os moradores nos pontos de apoio. No primeiro momento, o trabalho foi de escuta e triagem.

Nessa terça-feira, 12 de abril, a Rede de Saúde Mental começou a oferecer o Serviço de Acolhimento Psicológico individualizado no ambulatório da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. A previsão é de que 152 moradores triados passem pelos atendimentos de acolhimento ou participem de grupos terapêuticos.

- Duas psicólogas acompanham os casos destas pessoas que estão desalojadas, que perderam entes ou mesmo que tiveram perdas materiais. Também temos um trabalho voltado para o suporte à equipe da Saúde, que teve uma profissional com seus dois filhos vitimados pelo deslizamento – frisou o coordenador de Saúde Mental.

Os moradores de outros bairros que passaram por problemas relacionados às chuvas também terão atendimentos prioritários nos pontos de atendimentos psicológicos já existentes na rede pública de saúde de Angra dos Reis.