Angra passa a contar com novos serviços de Saúde Mental

Serviços da Residência Terapêutica e Unidade de Acolhimento Infantil foram entregues para reforçar a rede de atendimento do município

Terça-Feira, 29/03/2022 | Secretaria Executiva de Saúde .

A partir desta terça-feira, 29 de março, Angra dos Reis se tornou a primeira cidade do Sul Fluminense a oferecer uma unidade de saúde mental especializada no atendimento de crianças e jovens com idades entre 10 e 18 anos incompletos. A Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) irá receber pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e é um importante equipamento para tratar pacientes com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A unidade oferece a crianças e jovens todo o suporte profissional, com o apoio de psicólogos, assistentes sociais e oficinas de teatro e violão, além de roda de conversa.

- Durante o período de acompanhamento, as crianças e jovens terão total liberdade para estar com a família, sair para estudar ou mesmo para momentos de lazer. O nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares, por meio de escuta qualificada e protejo terapêutico, prestando todo o suporte aos assistidos na luta contra o álcool e outras drogas – frisou o coordenador de Saúde Mental do município.

A UAI, que fica localizada na Avenida Luigi Amendola, 364, no Parque das Palmeiras, tem capacidade para atender até oito pessoas. O equipamento possui quatro quartos, sala, cozinha, refeitório, área externa e horta.

Ainda nesta terça-feira, Angra dos Reis marcou a entrega da Residência Terapêutica, o primeiro equipamento da Costa Verde destinado a acolher, em caráter permanente, os pacientes com transtornos mentais graves, buscando seu tratamento e ressocialização.

- Por tudo que já passei, posso falar que aqui eu estou vivendo uma nova vida. Deus me colocou aqui – disse uma das residentes.

A Residência Terapêutica fica na Rua Benedito Pereira Rocha, 324, no Parque das Palmeiras, e tem capacidade para atender até oito pessoas em um espaço com três quartos, cozinha, refeitório, sala, espaço externo e horta.

- Muito melhor que qualquer remédio ou tratamento, é a atenção e o carinho que mudam a vida das pessoas. É isso que a Prefeitura de Angra está fazendo. Este é mais um equipamento para cuidar da saúde dos nossos moradores – frisou o prefeito.

Na Residência Terapêutica, os usuários deixam de ser pacientes da saúde mental e passam a ser moradores, com todos os seus direitos sociais garantidos.

- Muito mais que fazer obras, estamos trabalhando para melhorar a vida dos moradores de Angra por meio de políticas públicas em todas as áreas. Na saúde, já superamos muitos obstáculos e vamos continuar trabalhando para oferecer o melhor a toda a população – finalizou o prefeito, que visitou as unidades acompanhado dos secretários de Governo e o de Saúde.