O Centro Oncológico Christiane Jordão, que funciona no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), completa um ano de atividade nesta quarta-feira (29). A unidade mudou o panorama do tratamento de pacientes com câncer em Angra dos Reis, oferecendo a eles a possibilidade de tratar a doença na própria cidade, com atendimento humanizado e estrutura de alta qualidade. Neste primeiro ano, mais de 250 moradores de Angra tiveram tratamento garantido no município.
Um café da manhã, com a presença do prefeito, da diretora hospitalar do HMJ, vereadores e de funcionários do Centro de Oncologia, marcou a data.
- Era muito ruim vermos as pessoas terem que encarar viagens para outras cidades em busca de tratamento. Hoje, batemos a marca de um ano de funcionamento do nosso Centro Oncológico e eu estou muito feliz de estar aqui, junto à Câmara de Vereadores, celebrando este dia. Mas isto só foi possível porque o nosso HMJ, que é um hospital público e de portas abertas, oferece um tratamento de excelência – destacou o prefeito, ao lado da líder do Governo e de outros vereadores.
Os serviços do Centro Oncológico incluem atendimento de pacientes adultos em oncologia clínica e cirúrgica. Neste primeiro ano de atividade, foram 925 consultas com oncologista, 439 sessões de quimioterapia, 252 sessões de hormonioterapia (hormônios orais e injetáveis) e 54 cirurgias oncológicas.
- Você descobrir que está com câncer de mama não é fácil, mas graças a Deus fui muito bem atendida, não tenho queixa nenhuma. Há muitos que moram aqui que estão com o mesmo problema. Essa oncologia em Angra foi coisa de Deus mesmo – avaliou a paciente Sueli Brito, moradora da Nova Angra.
Dentre as cirurgias oncológicas, a mais recorrente foi a de pele (25,5%), seguida por mama (23,6%) e intestino (14,5%). O câncer de mama foi o tipo de câncer mais recorrente nos pacientes do município.
- É uma satisfação para nós do HMJ comemorarmos este primeiro ano de funcionamento do Centro Oncológico, que só veio agregar valor ao nosso trabalho. Foi uma decisão muito assertiva do prefeito a oferta de tratamento para o câncer no nosso município – avaliou a diretora hospitalar do HMJ.
O presidente da Câmara e outro parlamentar não puderam acompanhar a cerimônia, mas fizeram questão de comparecer ao Centro Oncológico e cumprimentar os funcionários.
- O Centro de Oncologia foi um ganho para a nossa população. A tendência é que a unidade aumente, cada vez mais, os atendimentos oferecidos. O nosso prefeito e todos os envolvidos na saúde estão de parabéns – frisou o presidente do Legislativo.
O Centro Oncológico ocupa 242m², abrigando a recepção, dois consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos com cadeiras e leitos para atendimentos simultâneos em quimioterapia, além de estrutura de apoio. A unidade atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Sua equipe conta com um médico oncologista, uma médica clínica, três cirurgiões oncológicos (um de cancerologia cirúrgica, um de cabeça e pescoço e um especialista em urologia), dois enfermeiros especialistas em oncologia e dois técnicos de enfermagem com experiência e capacitação em atenção oncológica/quimioterapia. Completam o quadro dois servidores (direção e coordenação) e duas recepcionistas.
Para fazer uso dos serviços oferecidos gratuitamente pelo Centro Oncológico, o paciente usuário do SUS deve deixar o encaminhamento médico com referência para oncologia e o laudo da biópsia no posto de saúde mais próximo de sua casa, ou entregar diretamente no Centro Oncológico, para agendar sua primeira avaliação/consulta. O médico especialista vai então acolher o paciente e decidir como será o seu tratamento.