Atendendo a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Angra, esta quinta-feira (9), foi marcada por um encontro para esclarecer dúvidas dos comerciantes do Parque Mambucaba sobre o projeto do Sistema Cicloviário para o bairro, o MambuBike. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba e contou com a participação de equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos, Superintendência da Guarda Municipal e de Operações de Trânsito e Organização Cidade Ativa.
A maior preocupação dos empresários diz respeito ao estacionamento de veículos na Avenida Francisco Magalhães de Castro, rua principal. O encontro foi importante para esclarecer que o estacionamento do local não será retirado, apenas deslocado para o lado direito da via. Outra preocupação dos lojistas foi a retirada das baias de ônibus, sendo explicado que o deslocamento do estacionamento permitirá a criação de novas baias de ônibus e a incorporação dos antigos recuos à calçada, proporcionando acessibilidade, conforto e segurança aos pedestres.
- Os participantes da reunião se mostraram favoráveis à implantação de uma infraestrutura cicloviária que possa trazer ordenamento ao fluxo vário. O projeto piloto se propõe a testar soluções para o bairro, e deverá ser avaliado por meio de pesquisas e coleta de dados. Caso seja necessário, serão feitos ajustes para que o projeto seja ampliado e se torne permanente – explicou Carla Mattos, diretora do Departamento de Política de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública e uma das responsáveis pelo projeto.
O MambuBike é um projeto de mobilidade urbana que envolve a estruturação do sistema cicloviário no bairro Parque Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ). Sua fase piloto foi desenvolvida ao longo de 2023, com o apoio da Iniciativa Mobilidade em Transformação, idealizada pela Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen, e com ações de participação da sociedade civil.