Na manhã de hoje (23,) os alunos da Escola Municipal Francisco Pereira Rocha, do Morro da Cruz, participaram de uma Blitz Educativa em mais uma ação do Maio Amarelo. Durante todo o ano a escola trabalha vários assuntos ligados à educação no trânsito, e desta vez os alunos criaram em sala de aula os próprios panfletos, que foram entregues durante a blitz.
- A educação no trânsito aqui na escola é um tema transversal, a gente entende que a criança está circulando como passageiro, está como pedestre na rua com os pais ou às vezes brincando, e elas precisam ter o entendimento de que tudo que acontece fora de casa, nas ruas, faz parte do trânsito. Sempre que há oportunidade, nós abordamos o tema junto com as habilidades e competências para poder fazer os nossos alunos serem futuros adultos mais seguros, salvando as próprias vidas e a vida de todos que puderem – comentou a diretora da escola, Sílvia Almeida.
A programação do Maio Amarelo está sendo desenvolvida pela Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, através da Superintendência da Guarda Municipal e Operações de Trânsito. Hoje o projeto Galera do Dnit, juntamente com o grupo Gepel, participaram da ação na escola. Uma das principais preocupações atuais do Dnit é a educação para o trânsito.
- Por meio de campanhas educativas, projetos e programas, o Dnit tem buscado desenvolver nas pessoas a percepção dos riscos e a conscientização sobre um trânsito mais seguro, humano e solidário. O Galera do Dnit vem, juntamente com essa proposta que estamos mostrando hoje para as crianças, pois é desde novo que se deve começar essa conscientização sobre a segurança no trânsito - explicou a coordenadora do projeto do Dnit, Mariângela Ferreira.
Motoristas e ciclistas que passaram pela Rua Prefeito João Gregório Galindo, em frente à escola no Moro da Cruz, foram parados pelos alunos.
- É muito interessante incentivar a criança desde nova a ter educação no trânsito e compartilhar o aprendizado. Essa é uma ação muito importante que está sendo feito nesta escola – disse o motorista Wagner Ricardo, morador do bairro Areal, que foi um dos motoristas abordados durante a blitz.
Este mês de conscientização tem o objetivo de trazer à tona o tema: ‘No trânsito, escolha a vida’. Os alunos foram às ruas e participaram ativamente das abordagens na rua, um momento que vai ficar marcado na memória dos alunos que participaram e que, com certeza, vão levar os ensinamentos para a vida.
- O recado que eu quero passar, tanto para os pedestres quanto para os motoristas, é que tem que saber as leis de trânsito, tem que respeitar, tem que parar no sinal para os pedestres poderem passar na faixa. Hoje eu estou distribuindo os panfletos que fizemos na sala de aula que passa essas informações, e é algo que eu sempre vou lembrar – concluiu o aluno do 5º ano, Miguel Canuto, de 12 anos.