Diretora de escola de Angra ganha Prêmio Educador Nota 10

Alana Calado Franco venceu na categoria Direitos Humanos; premiação é considerada a maior da educação básica no Brasil

Quinta-Feira, 14/11/2024 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A professora Alana Calado Franco, diretora da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, ganhou o Prêmio Educador Nota 10, o maior da educação básica no Brasil. Ela venceu na categoria Direitos Humanos, com o projeto Educa Bracuí, que ajudou a zerar o índice de abandono e reprovação na unidade, localizada na comunidade quilombola Santa Rita do Bracuí.

Criado em 2022, o projeto oferece um curso preparatório, aos sábados, para os alunos do 9º ano, a maioria filhos de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é conseguir aprovação em cursos técnicos oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ). Já no primeiro ano, uma aluna foi aprovada em 1º lugar em um dos cursos e, até agora, outros 14 estudantes conseguiram ingressar na instituição.

Ao celebrar o reconhecimento, Alana deixou uma mensagem aos educadores: “Acreditem e lutem pelos seus sonhos, que eles podem se tornar realidade. Acreditem no trabalho de cada um e, principalmente, acreditem no poder da educação”, disse a professora na cerimônia de premiação, realizada na última terça-feira (12) na Pinacoteca de São Paulo.

A motivação para criar o projeto surgiu em 2021, quando Alana assumiu a direção da escola, que atende a 581 alunos do 4º ao 9º ano. Ela observou um alto índice de abandono escolar e reprovação. “Os que concluíam o 9º ano não conseguiam continuar o ensino médio, e muitos eram recrutados pelo tráfico, por conta da ociosidade e da vulnerabilidade social“, explica a diretora, que é servidora municipal desde 2008.

A iniciativa busca, ainda, valorizar as raízes da identidade sociocultural dos estudantes, resgatando saberes ancestrais das comunidades quilombola, indígena e caiçara. Entre as atividades do Educa Bracuí estão feiras culturais e oficinas diversas realizadas ao longo do ano, sempre com foco na educação antirracista e na reconexão com a ancestralidade africana e indígena.

O secretário de Educação de Angra, Paulo Fortunato, comentou a premiação: “Estamos muito orgulhosos do trabalho da Alana e de todos que estão mudando definitivamente a Escola Áurea Pires da Gama e a vida de seus estudantes. Em breve, essa escola será referência de IDEB na rede, resultado do esforço educacional, sem afastar-se da educação quilombola e das tradições”.

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) comprovam a evolução dos alunos da Áurea Gama. Em 2021, a escola teve a nota 3,8. Já em 2023, o índice chegou a 4,7. O avanço, na avaliação de Fortunato, só foi possível devido ao esforço para dar uma educação de qualidade aos alunos de Angra. A cidade obteve, no IDEB 2023, a melhor colocação na série histórica, com nota 5,79 para anos iniciais e 4,51 para anos finais.

Sobre o prêmio

Reconhecido como o maior e mais importante prêmio da Educação Básica no Brasil, o Educador Nota 10 é um incentivo aos profissionais que fazem a diferença na educação. Realizado pelo Instituto Somos em parceria com o Grupo Bandeirantes, foi criado em 1998 para valorizar educadores que se empenham na criação e implementação de importantes iniciativas para aprimoramento contínuo do setor. Participam do prêmio professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.