Angra realiza quatro entregas para a educação municipal

Além da inauguração do CEMEI Jacuecanga, a E. M. Morada do Bracuhy, o CEMEI Silvana Helena Jerônimo e o CEMEI Júlia Moreira passaram por revitalização

Quarta-Feira, 03/04/2024 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) foi inaugurado e três unidades escolares foram entregues revitalizadas e climatizadas à população de Angra dos Reis nesta terça (02) e quarta-feira (03). Além da entrega do novo CEMEI Jacuecanga, a Escola Municipal Morada do Bracuhy, o CEMEI Silvana Jerônimo e o CEMEI Júlia Moreira passaram por diversas intervenções de infraestrutura por meio do Programa Revitaliza Escola, da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) da Prefeitura de Angra.

As quatro entregas da semana se somam a outras três realizadas desde novembro do ano passado pelo Programa Revitaliza Escola, da SEJIN. A iniciativa atua na realização de serviços de manutenção e conservação das escolas da rede pública municipal de ensino e tem como objetivo revitalizar a infraestrutura das escolas da rede, tornando-as espaços agradáveis e favoráveis ao acolhimento com conforto.

O CEMEI Jacuecanga, que teve seu espaço alugado para o funcionamento da unidade escolar, passou por uma reforma total, incluindo nova pintura e entrega de novo mobiliário. As instalações agora contam com quatro salas climatizadas, que são utilizadas nos turnos da manhã e da tarde.

Atualmente, o CEMEI Jacuecanga conta com 115 alunos matriculados, tendo capacidade máxima para 170 alunos. A unidade está estruturada em sete turmas, sendo uma dedicada a atividades de nível 1 e as demais seis focadas na pré-escola 1. A equipe do CEMEI Jacuecanga é composta por sete professores, um berçarista, uma monitora especializada em educação especial, dois zeladores, três merendeiras e uma equipe diretiva de três membros.

- O CEMEI Jacuecanga é um exemplo do nosso compromisso com a educação infantil de Angra dos Reis. Os moradores agora contam com um espaço renovado, acolhedor e equipado para oferecer o melhor início possível na jornada escolar de seus filhos. Agradeço a todos que tornaram isso possível e reafirmo nosso compromisso com a educação de qualidade como base fundamental para um futuro promissor de nossos cidadãos. Nossos CEMEIs e escolas municipais não estão perdendo em nada para as unidades particulares – comentou o Prefeito Fernando Jordão.

Escola Municipal Morada do Bracuhy

A Escola Municipal Morada do Bracuhy foi reinaugurada em um novo espaço alugado e provisório, destinado a melhor atender suas necessidades enquanto sua sede original passa por obras.

O local contou com uma reforma que englobou uma série de melhorias, incluindo a adaptação geral do imóvel, que contemplou as salas de aulas, os ambientes administrativos, o refeitório e a cozinha, além da climatização dos espaços, revisão e instalação elétrica, a implantação de smart TVs nas salas, a aquisição de novo mobiliário e a pintura geral, tanto externa quanto interna.

A unidade escolar é composta por sete salas de aula, um pátio, cozinha, e atualmente abriga 284 estudantes distribuídos em 13 turmas, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Sua equipe é formada por dez professores, três monitores de educação especial, quatro zeladores, três merendeiras e três membros na equipe diretiva.

– A reestruturação de diversas unidades escolares é um reflexo do nosso esforço conjunto para garantir que cada criança tenha acesso a um ambiente educacional de qualidade desde os seus primeiros anos. Angra está cada vez mais comprometida em entregar novas vagas para alunos da educação infantil – frisou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

CEMEI Silvana Helena Jerônimo de Andrade Soares

O CEMEI Silvana Helena Jerônimo de Andrade Soares, no Bracuí, contou com um processo de revitalização e climatização que focou na adaptação geral do imóvel, envolvendo todas as oito salas de aula que acomodam dez turmas de pré-escola nível I e II, além dos ambientes administrativos, do refeitório, da cozinha e da sala de leitura.

Também foram realizadas no local a revisão da instalação elétrica, a implementação de smartvs nas salas de aula, uma pintura geral, tanto externa quanto interna e instalação de novos mobiliários e brinquedos para o pátio e para as salas.

O CEMEI conta com uma equipe composta por dez professores, um berçarista, dois monitores de educação especial, três zeladores, duas merendeiras, três integrantes na equipe diretiva e um estagiário. Atualmente, a unidade contém 213 alunos matriculados e possui capacidade de atender até 295 crianças.

– As novas instalações revitalizadas e climatizadas são exemplos do nosso desejo de proporcionar um ambiente de aprendizagem que não apenas eduque, mas inspire nossas crianças a explorar, aprender e crescer. Nossa missão é preparar nossos jovens para os desafios do futuro, e isso começa com investimentos como estes. O Programa Revitaliza Escola vem sendo uma ferramenta fundamental para esse processo de valorização de nossas unidades escolares – destacou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

CEMEI Júlia Moreira

O CEMEI Júlia Moreira, no Bracuí, foi outra unidade que passou por processo de revitalização. As melhorias incluíram a climatização de todas as áreas, revisão e instalação elétrica atualizada, instalação de smartvs em pontos estratégicos, aquisição de novo mobiliário, e uma pintura geral que renovou tanto a fachada externa quanto os interiores do prédio.

Este processo de revitalização abrangeu as oito salas de aula, destinadas a acomodar 16 turmas divididas entre duas de berçário, três de atividade 1, cinco de atividade 2, e seis de pré-escola 1, totalizando 347 alunos matriculados, com a capacidade de atender até 370 crianças.

A equipe do CEMEI Júlia Moreira é composta por dez professores, quatro merendeiras, cinco zeladores, um monitor de educação especial, oito berçaristas e três funcionários da equipe diretiva.