No intuito de fortalecer a qualidade da educação oferecida nas escolas de Angra dos Reis, educadores locais participaram de um curso de imersão voltado para o aprimoramento profissional. Realizado pela Secretaria de Educação, Inovação e Juventude (SEJIN), o evento que começou nesta segunda-feira (4), segue até a próxima sexta-feira (8) no Hotel do Bosque, no Parque Mambucaba. a 2 ª Semana de Imersão para Gestores de Angra dos Reis conta com a presença dos 91 gestores da rede pública de ensino da cidade, entre diretores de escolas públicas de primeiro e segundo segmento do ensino fundamental, CEMEIs e EJAs.
- Essa colaboração entre os profissionais fortalece a comunidade educacional de Angra dos Reis e contribui para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes para o ensino e aprendizagem. Essa semana temos palestrantes especiais com uma grande bagagem de ensino e com isso temos o intuito de alinhar todos os procedimentos do nosso trabalho. Nossa ideia é que nossos gestores tenham uma semana de muito conhecimento e isso sem dúvida será repassado no dia a dia nas escolares – comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
A capacitação ao longo da semana vai abordar uma variedade de temas relevantes para a prática educacional contemporânea, desde estratégias de ensino inovadoras até técnicas de gestão eficaz de sala de aula. Além disso, serão discutidas questões pertinentes ao contexto local, como a diversidade cultural e os desafios específicos enfrentados pelas escolas da região.
- Nesse primeiro dia já aprendemos muito. Assim como eu, sei que todos estão muito gratos por poder participar dessa segunda semana de imersão que mais uma vez está repleta de ensinamentos e aprendizados. De fato, Angra tem se tornado a cidade da educação e todo esse momento de formação para nós gestores, vai repercutir na aprendizagem de cada um de nossos alunos e cada uma de nossas escolas. Vamos sair daqui muito mais capacitados – ressaltou a diretora do CEMEI Santa Dulce dos Pobres, Ana Paula Cardial.
O objetivo principal da imersão é oportunizar um momento de formação com base na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, qualificando sua atuação no desenvolvimento de competências alinhadas às dimensões da sua atuação.
- Nosso plano é investir na formação contínua dos nossos gestores. Sabemos que esse é um passo essencial para garantir que estejam preparados para enfrentar os desafios complexos do ambiente educacional. Angra tem trabalhado muito para se tornar uma referência na educação e estamos conseguindo ver excelentes resultados. Ao adquirir mais conhecimentos, habilidades e ferramentas de gestão, os nossos líderes escolares estão mais bem equipados para liderar suas equipes de forma eficaz, promovendo um ambiente propício ao aprendizado e ao crescimento acadêmico e pessoal dos alunos, nessa imersão tudo isso será abordado – concluiu Paulo Fortunato.