O Programa Rotas do Conhecimento, idealizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, promoveu 372 passeios educacionais em Angra e outras 13 cidades dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o ano letivo de 2023. Ao todo, 22.050 estudantes da rede pública municipal participaram das aulas-passeio, que enriquecem o currículo escolar e possibilitam o desenvolvimento integral dos alunos.
Desenvolvido pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), o Rotas do Conhecimento busca proporcionar experiências pedagógicas transformadoras para estudantes de diversas faixas etárias, desde o ensino fundamental até o ensino médio, como a participação dos alunos na Bienal do Livro (leia mais abaixo).
O programa também personaliza as aulas-passeio de acordo com a realidade e a necessidade de cada escola, com base na diversidade da rede de ensino de Angra – que inclui escolas no continente, nas ilhas e na zona rural, incluindo a Aldeia Indígena Sapukai e o Quilombo do Bracuí,
Durante este ano, 55 destinos foram selecionados, incluindo visitas a lugares históricos. Em Angra, os passeios incluíram atividades no Safari Portobello, participação na Feira da Tecnologia na FAETEC, visita à Eletronuclear, CEPE Petrobras, Cine Piratas, Colégio Naval, CEFET e exploração das ilhas.
Nas cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis, as atividades abrangeram pontos turísticos e históricos, parques e museus. Outras cidades visitadas foram Volta Redonda, Seropédica, Lídice, Paraty, São Gonçalo, Miguel Pereira, Barra do Piraí, Itaguaí, Rio Claro, Ubatuba e São Paulo.
O impacto pedagógico do programa é evidenciado nas mudanças de comportamento dos estudantes, que se tornam mais estimulados e participativos nos processos de aprendizagem.
– A comunidade escolar aprova a iniciativa porque ela gera pertencimento, além de conservar e valorizar a cultura, o meio ambiente e o patrimônio. O Rotas do Conhecimento é crucial para enriquecer a jornada educacional dos estudantes da rede municipal de ensino de Angra – comentou o secretário municipal de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Bienal do Livro 2023
Mais de 4 mil alunos e 1 mil professores da rede pública municipal de Angra dos Reis participaram da Bienal do Livro, no Rio, mais uma atividade do programa Rotas do Conhecimento em 2023. Todos os estudantes receberam um cartão com o valor de R$ 200 para comprar livros, quadrinhos e jogos educativos. Os professores receberam cartões com R$ 1 mil.
A logística para levar os jovens à Bienal envolveu mais de 150 ônibus, que transportaram alunos de 62 escolas municipais. Antes da viagem, ainda na escola, os estudantes receberam café da manhã, e mais dois kits de lanches durante o passeio. Professoras, pedagogas e diretoras estiveram presentes durante todo o tempo para supervisionar as crianças.