Escola da Vila da Petrobrás celebra a importância dos livros

Chá Literário estimulado pela participação de professores e alunos na Bienal do Livro movimentou a Escola Municipal Dr. Lauro Travassos

Quinta-Feira, 16/11/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A participação dos alunos e professores das escolas da rede pública municipal de Angra dos Reis na Bienal do Livro de 2023 continua motivando ações e eventos em todo o município. Nesta quinta-feira, 16 de novembro, os “efeitos colaterais literários” foram registrados na E. M. Dr. Lauro Travassos, na Vila da Petrobrás, com a produção de um Chá Literário.

Realizado por meio de uma colaboração entre professores e alunos do quinto ano, com a participação de toda escola, o evento serviu ao estímulo à leitura e à escrita, com demonstração de histórias criadas pelos estudantes, leitura de trechos de livros e exposição de volumes adquiridos na Bienal do Livro deste ano.

– O Chá Literário partiu das crianças do 5º ano. Elas queriam fazer um piquenique em que pudessem expor as histórias que estavam escrevendo e os livros que leram. Daí, como os alunos da escola sempre estiveram envolvidos em ações literárias, resolvemos expandir para todos. Eles adoraram a ideia – explica a professora Arlete Castro, que junto com a colega de profissão Tábada de Sá, ajudou os estudantes na criação do evento.

Enquanto se preparava para o início do evento, que contaria com uma leitura de histórias criadas pelos próprios alunos, a estudante Júlia Avelino da Conceição, de 10 anos, falou sobre a ligação dela com a leitura e a escrita.

– Quando li um livro sobre o Zumbi dos Palmares, comecei a me interessar por leitura. Fui à bienal e achei muito bom. Comprei gibis e livros lá, e é muito importante ler. A leitura ajuda você a escrever e falar melhor, além de ser muito legal – conta a estudante do 5º ano, moradora da Caputera 1.

Assim como todas as escolas do município, a Dr. Lauro Travassos organiza muitas ações voltadas à leitura e à escrita dos alunos de variadas idades. Nesse sentido, a participação de estudantes e profissionais de educação na Bienal do Livro de 2023 foi crucial para aumentar ainda mais o interesse pelas áreas, como fica exemplifica a diretora da escola, Raquel Santos.

– A ida dos alunos à Bienal do Livro foi um projeto muito importante da Secretaria de Educação. Daqui foram 28 alunos, três professores e dois representantes da direção. Foi um dia maravilhosos para os estudantes, que adquiriram livros e hoje estão trazendo esses volumes para a escola, mostrando aos outros alunos e contando um pouco da história deles. Hoje, posso dizer que os alunos que foram à bienal estão ainda melhores do que já eram, tanto na escrita quanto na leitura – conclui a diretora.