Pela primeira vez desde a sua implementação, o Projeto Saúde no Olhar atendeu a uma escola na Ilha Grande, mais precisamente na Vila do Abraão. Nessa segunda-feira, 13 de novembro, a equipe da Secretaria de Saúde embarcou às 7h rumo ao Abraão, com todos os equipamentos necessários para os atendimentos oftalmológicos. Durante o dia, 39 alunos da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega passaram por consulta. Aqueles que precisam de óculos já escolheram a armação de sua preferência.
- É um projeto de grande importância para os alunos da rede municipal, principalmente para os alunos que estudam na Ilha Grande, pois não há a necessidade do deslocamento até o continente para os exames. Acompanhar a visão é fundamental para uma melhora no bem-estar e desempenho dos alunos – comentou Tatiana Mariano, diretora da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega.
Após a realização do exame, os óculos são disponibilizados aos alunos em um prazo de 15 a 20 dias. A entrega ocorre na própria unidade de ensino.
- Quando pequena, a criança ainda não sabe se queixar de problemas na vista, por isso a importância de um projeto como este. O Saúde do Olhar permite que os profissionais da saúde façam esse atendimento que beneficia os alunos. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais benefícios conseguimos trazer para a vida das crianças – comentou a médica oftalmologista Marisa Cattaneo.
Lançado em setembro de 2022, o Saúde no Olhar, fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e a de Educação, Juventude, oferece gratuitamente óculos para estudantes do 1º ao 9º ano das escolas municipais. Após passar por uma consulta oftalmológica, o aluno recebe seu diagnóstico e escolhe a armação de sua preferência, caso realmente precise usar óculos.
Até o momento, mais de 70 escolas receberam o programa, que totaliza mais de 12 mil alunos atendidos e 3.313 óculos foram fornecidos. O Saúde no Olhar continua sua ação pela rede pública municipal de ensino e, em breve, outras unidades da Ilha Grande receberão a ação.