A 15ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA), realizada de 13 a 29 de outubro de 2023, em parceria com a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Eventos, foi um grande sucesso. Parte disso se deve às 15 sessões de cinco espetáculos infantis da sessão Fitinha, que este ano contaram com a presença de mais de 1.300 alunos do 3º e 4º anos de 63 escolas da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis.
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), faz parte do Projeto Rotas do Conhecimento e teve como objetivo proporcionar uma experiência educacional que permitisse aos alunos da rede a vivência da arte e do teatro, enriquecendo suas compreensões dos aspectos culturais e sociais.
– A Fitinha foi um grande sucesso. Uma iniciativa extremamente importante que possibilitou que 1.300 alunos tivessem a oportunidade de “experienciar“ a arte e o teatro, ampliando os horizontes de seus conhecimentos culturais e sociais – comentou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.
Os alunos estiveram presentes nas peças “Piquenique”, “Sucatinha e o Mar de Lixo”, “O Príncipe Poeira e a Flor do Coração”, “Vamos Brincar” e “As Aventuras de Pedro”. De toda a Fitinha, apenas a peça “Brinquedos Consertados” não recebeu alunos da rede, pois foi realizada em um sábado.
Cada espetáculo infantil do mais importante evento dedicado ao teatro brasileiro contou com uma sessão na parte da manhã (11h) e duas na parte da tarde (14h e 17h), totalizando 15 sessões apresentadas na tenda montada próxima ao Cais de Santa Luzia e no Centro Cultural Theophilo Massad.
Para transportar os alunos até as apresentações teatrais, a SEJIN realizou um planejamento logístico com a disponibilização de 36 ônibus que buscaram os alunos em escolas de todo o território municipal, além de saveiros que trouxeram crianças das escolas da Ilha Grande e da Ilha da Gipoia.
– Neste ano, os alunos da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, da Vila do Abraão, e da Escola Municipal Alberto Torres, da Ilha da Gipoia, puderam pela primeira vez estar presentes na festa. Os alunos vieram em embarcação disponibilizada também pela SEJIN. Foi um momento ímpar na vida dessas crianças. O teatro é um elemento de educação e cultura fundamental para a formação de nossos alunos – frisou Maria Verônica, superintendente da SEJIN.
Além dos alunos vindos da Ilha Grande, crianças da Escola Municipal Bilíngue de Educação de Surdos (EMBES) também foram às sessões de espetáculos do Fitinha e contaram com tradução simultânea em libras.
– Nunca tinha vindo ao teatro, foi minha primeira vez. Estava muito ansioso e empolgado, porque a peça que assistimos tem o meu nome e se chama “As Aventuras de Pedro”. Estou muito feliz em ter vindo com todos os meus amigos da escola para cá de barco. O passeio foi muito divertido – contou Pedro Costa dos Santos, de 7 anos, aluno do 3º ano da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, da Vila do Abraão.
ENCERRAMENTO DA 15ª FITA
O público lotou os 17 dias de Festa Internacional de Teatro de Angra, que terminou nesse domingo, 29 de outubro, com os espetáculos “Julius Cesar” e “Marilyn por trás do espelho”. No encerramento, João Carlos Rabello, curador da Fita, convidou para o palco o prefeito Fernando Jordão, a deputada estadual Célia Jordão e o secretário de Eventos do município, João Willy.
A atriz Suzana Nascimento recebeu do prefeito com um buquê de rosas e o ator angrense Maykon Renan foi homenageado pelo sucesso da peça “Um dia de hétero”, que estreou no sábado, dia 28.
– Vamos dar todo o apoio para a estrutura da Fita ser ainda maior e melhor no próximo ano. Angra merece – finalizou o prefeito Fernando Jordão.