Angra participa da 4ª Conferência Estadual da Juventude

Com representantes de diversos municípios, encontro teve o objetivo de discutir ideias e propostas voltadas para a juventude carioca

Segunda-Feira, 30/10/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Secretaria Executiva da Juventude de Angra dos Reis e o Conselho Municipal da Juventude estiveram presentes na 4ª Conferência Estadual da Juventude do RJ, que aconteceu na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 28 de outubro. O encontro contou com a participação de conselhos e entes ligados à juventude de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes, representando Angra, o secretário-executivo da Juventude, William Gama, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Igor Adir Folgosa Medeiros, além de Matheus Marinho Lincoln de Almeida, Anthony Almeida dos Santos, Daiana Rosa Silva de Castro e Mayara da Silva Riscado, escolhidos durante a Conferência Municipal como delegados e suplentes para a Conferência Estadual.

O encontro, que teve como tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora“, discutiu ideias e propostas voltadas para toda a juventude carioca, com grupos de trabalho divididos entre os temas: I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e a Representação Juvenil; II – Direito à Educação; III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e Renda; IV – Direito à Diversidade e à Igualdade; V – Direito à Saúde; VI – Direito à Cultura; VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer; IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; X – Direito ao Território e à Mobilidade e XI – Direito à Segurança Pública e ao acesso à Justiça.

Durante o fórum, três representantes de Angra foram escolhidos para representar o município na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro e terá como tema “Reconstruir o presente e construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver“. Os representantes incluem o secretário William Gama, em nome do governo, bem como os jovens Matheus Marinho, Lincoln de Almeida e Anthony Almeida dos Santos, em representação da sociedade civil.

– A Conferência Estadual da Juventude do RJ não acontecia há oito anos e por isso era muito importante que nosso município fosse representado nessa volta. Angra foi a única cidade do estado representada com um delegado PcD, o jovem Matheus Marinho Lincoln de Almeida. Foi uma experiência incrível, com discursos importantes, diversidade, planejamento político, bons debates e muita luta pelo espaço de oportunidades que a juventude precisa ocupar dentro da sociedade – comentou William Gama.