A participação dos alunos de 5º e 9º anos das escolas públicas municipais de Angra dos Reis na Bienal do Livro 2023 já está rendendo resultados positivos dentro das salas de aula. Um excelente exemplo disso é o trabalho realizado pelo 5º ano da Escola Municipal Prefeito Toscano de Brito, localizada na Gamboa do Belém.
Todos os estudantes da turma ajudaram na produção de dois livros que compartilham suas experiências durante o evento literário. Junto a isso, os alunos também adquiriram o livro “Jeremias: Pele”, de Rafael Calça, para usarem em um projeto escolar de discussão de racismo e bullying.
– Nas semanas que antecederam a Bienal, nós realizamos pesquisas sobre os livros de interesse dos nossos alunos. A partir disso, chegamos ao livro que todos iriam comprar no evento, o “Jeremias: Pele”. Este livro entrou para o nosso projeto sobre o bullying, que trabalhamos durante todo o ano. Essa experiência da Bienal proporcionou uma grande emoção e alegria para os nossos alunos. Foi algo ímpar – comentou Sabrina Oliveira, professora do 5º ano da E. M. Prefeito Toscano de Brito.
Nos livros ilustrados e escritos pelas crianças estão as experiências de cada uma delas ao percorrerem os pavilhões da Bienal do Livro 2023, no Riocentro. Desde o momento em que saíram de Angra, passando pelas visitas aos estandes das editoras, as compras dos livros, o intervalo para o lanche e o retorno ao ônibus.
Um dos livros, intitulado “501 em: As Aventuras na Bienal 2023“, apresenta em cada página ilustrações em quadrinhos criadas por um aluno da turma. O outro livro, chamado “O que vivi na Bienal 2023“, possui relatos escritos que foram posteriormente diagramados em computador pela professora Sabrina Oliveira.
– Eu achei a Bienal muito divertida. Comprei um monte de livros e tirei muitas fotos. Eu e meus amigos da turma temos trocado os livros que já lemos. Está sendo muito legal essa experiência. O trabalho que fizemos com o livro “Jeremias: Pele” foi importante para aprendermos mais sobre os problemas do racismo e do bullying dentro de sala de aula – comentou o aluno Jhony Montenegro, de 11 anos.
Com o livro “Jeremias: Pele“, os alunos e suas professoras realizaram rodas de conversa para discutir os desafios enfrentados pelo personagem criado por Maurício de Sousa, autor da “Turma da Mônica“.
A trama gira em torno de Jeremias, um jovem que vivencia uma transformação significativa em sua vida ao confrontar o preconceito racial pela primeira vez. Ele busca apoio de seus pais para compreender a natureza do racismo e, ao experimentá-lo de maneira dolorosa e injusta, aprende com eles a encontrar a determinação para combater a discriminação e, acima de tudo, a sentir orgulho de sua própria identidade racial, lutando pelo seu espaço na sociedade.
– Fizemos uma redação comentando sobre o livro “Jeremias: Pele” e como ele nos ajuda a conscientizar sobre o bullying e suas consequências, como a depressão. Ninguém merece passar por isso – comentou a aluna Ariel Silva de Melo, de 10 anos.