Uma cerimônia em frente ao Palácio Raul Pompeia, sede da Prefeitura, abriu a Semana da Pátria em Angra dos Reis nesta segunda-feira, 4 de setembro. O evento contou com a participação do prefeito Fernando Jordão, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, do presidente da Câmara Municipal, Rubinho
Metalúrgico, e de outras autoridades, além de alunos de escolas públicas e particulares.
O prefeito, a vereadora Titi Brasil, presidente da Comissão de Educação da Câmara, e o comandante do Colégio Naval, Leonardo Araújo Poppius, foram os responsáveis pelo hasteamento das bandeiras, que ocorreu ao som da banda do Colégio Naval executando os hinos Nacional, de Angra dos Reis e da Independência.
Em seu discurso, o prefeito anunciou novidades para a área da educação. Ele informou que o município passará a manter a escola cívico-militar existente no bairro do Frade com recursos próprios e divulgou a intenção de construir outras unidades nos mesmos moldes.
- A escola cívico-militar é uma instituição que educa e que ajuda a formar a mentalidade dos nossos jovens. Uma cidade mais segura não é só caso de polícia, começa pela educação – afirmou o prefeito.
Outra boa notícia voltada para a educação e que ganhou destaque na abertura da Semana da Pátria é a ida de mais de 4 mil alunos e mil professores da rede municipal de ensino para a Bienal do Livro, realizada no Rio de Janeiro. Cada estudante está recebendo um cartão de R$ 200,00 para gastar na compra de livros. Para os professores o valor é mais alto, R$ 1.000.
- Estamos iniciando uma semana de atividades intensas onde refletimos a importância da pátria e independência, quer dizer, emancipação. Que nós possamos refletir sobre a emancipação da nossa pátria. Refletir neste momento em que estamos presentes na bienal, utilizando a leitura como processo de independência – destacou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
O ponto principal da Semana da Pátria é o desfile cívico de 7 de setembro, que ocorre na Avenida Júlio Maria, no Centro, a partir das 9h. O evento contará com a participação de mais de 40 instituições.