Alunos da Escola Cívico-Militar recebem novos uniformes

Os uniformes de gala e esportivos foram entregues aos alunos em cerimônia na manhã desta quinta-feira

Quinta-Feira, 10/08/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Na manhã desta quinta-feira (10), a Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, no Frade, realizou uma cerimônia de entrega dos novos uniformes de gala e esportivos para seus 233 alunos. O evento contou com a presença do prefeito Fernando Jordão, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, do secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, da diretora da unidade, Milene Lima, e dos alunos acompanhados de seus pais.

– É com muito orgulho que estamos entregando esses novos uniformes escolares para os alunos da Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho. Aqui, os alunos são educados aprendendo português, matemática e, principalmente, civilidade. A Prefeitura de Angra se comprometeu a administrar esta escola, mesmo com o fim da parceria com o Governo Federal. É um compromisso nosso. Se queremos uma cidade melhor, temos que investir nessa garotada que está aqui – comentou o prefeito Fernando Jordão.

A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal ao som do trompete do maestro Israel Morais e da banda marcial da escola realizando a parte rítmica. Os alunos, já com os novos uniformes, após adentrarem o pátio da escola marchando em fila, cantaram os hinos acompanhando a banda.

– Tivemos meses de preparação da banda marcial para este dia. Estávamos muito ansiosos para a entrega do uniforme, pois é um símbolo de uma escola que exerce valores e que busca a propagação do respeito, da dedicação e da excelência. Este dia está sendo marcante para mim, para meus amigos e para a equipe da gestão da escola – confidenciou o aluno do 8º ano, Rafael Machado, de 14 anos, auxiliar do maestro Israel Morais.

Os alunos Ana Vitória Botelho e Pedro Tedesco, que recentemente foram destaques em resultados escolares, foram homenageados e condecorados pelos professores da unidade. Como premiação, receberam certificados e tiveram a honra de pendurar na entrada da escola um remo, o símbolo da escola e da história da formação caiçara do bairro do Frade.

– O uniforme é um símbolo muito importante que agrega todos os valores que são trabalhados com esses alunos diariamente. Será fundamental para a formação deles e, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais justa – frisou Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais.

O uniforme (farda) de gala, que será usado somente às quintas-feiras, conta com uma boina militar azul, camisa social branca com brasões da prefeitura e da escola, calça azul para meninos e saia azul para meninas, meias brancas e sapatos pretos fechados.

Já o uniforme esportivo, que será usado nos outros dias da semana, conta com camisa básica branca com brasões da Prefeitura e da escola, calça azul, meias brancas, tênis pretos e casaco azul.

– O uniforme sinaliza e externaliza à sociedade os valores cívicos que são aprendidos na escola. Hoje é um momento em que o estudante consolida a sua opção pela Escola Cívico-Militar, seus valores e sua cultura. Por meio do uso de seu uniforme próprio, o estudante sente orgulho da instituição de ensino a qual está inserido – relatou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.