Alunos de Angra realizam 2ª Avaliação Formativa do Avaliar

Nesta quarta e quinta-feira 15 mil estudantes do 2º ao 9º estão realizando provas avaliativas de língua portuguesa e matemática

Quarta-Feira, 14/06/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), deu início nesta quarta-feira (14), em 65 escolas públicas municipais, à 2ª Avaliação Formativa do Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino (Avaliar). O exame tem como objetivo traçar um diagnóstico da aprendizagem dos alunos que servirá como instrumento no planejamento de políticas públicas educacionais e ações pedagógicas. Na quarta-feira, os alunos realizaram a prova de língua portuguesa, já na quinta-feira (15), os estudantes realizarão a prova de matemática.

– Nesta quarta e quinta-feira, cerca de 15 mil estudantes do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental realizarão a Avaliação Diagnóstica de Rede de Angra dos Reis, o Avaliar, por meio de testes externos produzidos pelo banco de itens do CAEd/UFJF. Este exame possibilitará, mais uma vez, medir as capacidades, habilidades e competências de nossos estudantes em cada ano de escolaridade – frisou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.

O Avaliar oferece um diagnóstico individualizado do aprendizado dos alunos do município com o intuito da efetivação do planejamento pedagógico para os próximos anos letivos. A avaliação é feita em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

– O Avaliar é fundamental para verificarmos o aprendizado de nossos alunos em suas principais habilidades. Os resultados oferecem um norte e uma orientação para o nosso trabalho pedagógico. Isso melhora o aprendizado do aluno e o trabalho do professor. Serve para revermos nossas práticas e priorizarmos melhorias nas principais dificuldades dos alunos. Com isso, nós atingimos o nosso objetivo maior, que é melhorar a qualidade de ensino de nossos estudantes – afirmou Aline Bernardo, diretora da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse.

As avaliações diagnósticas e formativas são frutos de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Centro de Educação a Distância da UFJF, e possuem o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

– Estas avaliações são importantes para termos uma noção do que acontece na rede em termos de planejamento e andamento do desenvolvimento da aprendizagem. Serve para nortearmos o nosso trabalho e, quando necessário, dependendo do que se verifica em termos de resultados, fazermos as mudanças e os replanejamentos necessários – relatou Matuzalém da Paz, de 54 anos, professor Docente I da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse.

Além da avaliação em larga escala e da avaliação formativa, a parceria com o CAEd também possibilita a formação de gestores educacionais e desenvolve recursos, métodos e ferramentas que auxiliam na gestão das redes de ensino em um processo contínuo de inovação.

– A prova estava bastante divertida e com bastante texto. Isso é importante para o desenvolvimento da minha leitura. Gosto muito de ler. O português é algo que usamos muito no nosso dia a dia. Precisamos dele para escrever as coisas e utilizarmos no nosso trabalho quando a gente crescer – comentou Isadora Araújo, de 9 anos, aluna da turma 402 da Escola Municipal Frei Bernardo Geurtse.

Os resultados das provas serão divulgados em 30 dias. Os indicadores obtidos serão utilizados ainda este ano em ações realizadas pela SEJIN, segundo o secretário Paulo Fortunato.

– A partir dos indicadores gerados após o resultado das provas, será possível que escolas, equipes pedagógicas e docentes melhorem o olhar sobre seus estudantes, entendam suas reais necessidades e adotem contramedidas de recuperação de aprendizagem aos que mais necessitarem, corrigindo rumos e rotas pedagógicas ao longo do ano letivo. Esta ação, que já se tornou uma rotina em nossa rede, é importantíssima para o presente e o futuro da educação de nossas crianças – finalizou Paulo Fortunato.