A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), está realizando, desde o dia 8 de maio, avaliações individuais de fluência em leitura com todos os alunos da rede pública municipal de ensino. Os testes consistem na leitura de um quadro de palavras e pseudopalavras, além de um texto narrativo. As avaliações fazem parte do planejamento estratégico pedagógico junto à parceria da SEJIN com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF). Os testes acontecerão até o dia 6 de junho e terão seus resultados divulgados no dia 15 de julho.
– A habilidade de leitura de um texto de forma rápida, suave e com pouco esforço, é uma meta a ser perseguida nos anos iniciais de escolarização pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação. Esta parceria com o CAEd é mais uma ação fundamental de nosso planejamento estratégico pedagógico em busca de aprimorar os índices de capacidade de leitura de nossos alunos – comentou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.
As avaliações visam verificar a capacidade da leitura de palavras e textos adequados à etapa escolar de cada aluno de forma fluida e com ritmo adequado. A partir dos resultados, gestores e professores poderão verificar como seus estudantes se encontram em relação a uma dimensão essencial de alfabetização.
– Os testes de leitura são ferramentas importantes da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas municipais, que possui como objetivo a avaliação do nível de leitura, compreensão, autonomia e a fluência dos nossos alunos. A meta principal desta gestão é que todos, ao terminarem sua etapa escolar, tenham adquirido as habilidades necessárias previstas no currículo escolar municipal – relatou Alana Franco, diretora da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí.
A avaliação de fluência consiste também na aferição da capacidade de velocidade, precisão e automaticidade na leitura. O quadro de palavras utilizado nas avaliações segue critérios linguísticos, como extensão, tonicidade, complexidade silábica, frequência na língua portuguesa e correspondências grafofonêmicas regulares e irregulares. O tempo médio de aplicação dos testes, por estudante, é de 10 minutos.
– Eu gosto muito de ler, porque a leitura é muito importante para o meu aprendizado. Gosto de histórias, livros e muitas outras coisas. Ler é importante para podermos fazer os trabalhos da escola, principalmente para quem quer ser um advogado ou um escritor quando crescer – comentou Tainá Vitória, de 10 anos, aluna da turma 501 da Escola Municipal Áurea Pires da Gama.