Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 15 de maio, no CEA, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), a reunião “Liderança na Gestão para Resultados – Liderando seu Time para Avanços na Educação”. O encontro, que fez parte do calendário de execução do plano do Pacto pela Educação, contou com a participação de gestores de todas as escolas municipais divididos em dois grupos, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. A ação teve como objetivo analisar os desdobramentos das ações e processos em andamento para alcançar os resultados esperados pela gestão.
– Hoje demos continuidade às ações do plano de ação de cada unidade de ensino que constitui as metas da rede municipal. O IDEAR, recentemente lançado, é o indicador de desenvolvimento da educação de Angra dos Reis, e reflete as metas para o alcance de resultados da nossa rede, inclusive no aperfeiçoamento da performance das nossas escolas, das nossas crianças e, principalmente, na melhoria da qualidade do ensino e do IDEB de nossa rede – comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
A reunião contou com massiva participação dos gestores durante toda a apresentação coordenada pelo secretário, os quais assistiram atentos às recomendações e orientações sobre esta nova etapa do plano do Pacto pela Educação para o ano de 2023.
– Agora estamos em uma outra fase, em um processo de execução, com toda a rede municipal de educação envolvida. O que estamos buscando aqui é atender melhor os nossos alunos, para trazer mais qualidade de ensino, de maneira que ele não fique para trás. Os nossos gestores neste encontro de hoje perceberam o quão importante são as ações de cada escola na execução deste plano. Eu acredito que iremos colher bons frutos – relatou Elizângela Reis, gestora da Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck.
O momento teve como foco as metas, resultados, prazos e preparações para o IDEB 2023, assim como planos de ação no ambiente da escola, oficinas com gestores, monitoramentos, rotinas de trabalho e exemplos de inspiração, engajamento, liderança, intencionalidade pedagógica, propósitos e avaliações sobre o CAED e sobre a capacidade de leitura dos estudantes.
– A etapa do planejamento contempla a busca do conhecimento necessário à solução de determinados problemas em busca do alcance de metas. O que promove os resultados são as ações disciplinadas de todos os envolvidos, liderados por pessoas inspiradoras e apoiadoras – finalizou Paulo Fortunato.