Aplicativo SOS Escola é testado em unidades escolares

Testes realizados em nove escolas acionou viaturas da Polícia Militar que chegaram rapidamente

Segunda-Feira, 17/04/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Foram realizados na manhã desta segunda-feira (17) testes do aplicativo SOS Escola em nove unidades da rede pública municipal de ensino. Estiveram presentes o secretário executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Ricardo Ferreira, funcionários da secretaria de Segurança Pública e o coordenador operacional da empresa responsável pelo aplicativo, 7Lan, João Roque. Os testes tiveram como objetivo treinar as equipes policiais e os diretores escolares para casos de ocorrências emergenciais.

– Passamos hoje em algumas escolas onde o sistema SOS Escola já foi implantado nos celulares dos gestores. A visita foi importante para orientarmos os corpos técnicos escolares sobre a utilização do aplicativo de forma correta e eficiente. Estamos muito satisfeitos, pois os testes foram bastante satisfatórios – comentou Ricardo Ferreira.

O treinamento consistiu no acionamento do botão de emergência “pedir ajuda” no aplicativo SOS Escola, instalado nos celulares dos diretores de cada uma das unidades visitadas. Após esta etapa, a equipe presente no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) foi contactada e acionou viaturas policiais que estavam próximas às localidades das unidades escolares, que chegaram rapidamente ao local. Além da Polícia Militar, o CIOSP também pode acionar o Proeis, a equipe de Trânsito, a Vigilância Patrimonial e o setor de Postura.

– A simulação, como era de se esperar, surtiu efeito e foi bastante rápida. A partir do momento em que o botão foi acionado, rapidamente as viaturas chegaram. As equipes estão de parabéns, estamos no caminho certo. Esperamos que não precisemos usar o aplicativo, mas se precisarmos, tenho a certeza de que tudo irá acontecer da melhor maneira possível – relatou Marilza Sabino, diretora da Escola Municipal Professora Cleusa Jordão Fortes de Pinho Jordão.

Inicialmente, 12 escolas receberam o botão de emergência, que em breve estará disponível nas 87 unidades da rede municipal de ensino. Ainda esta semana, as equipes irão realizar os testes nas três outras escolas que já possuem o aplicativo instalado no celular dos diretores.

No último sábado (15), os gestores de escolas municipais participaram, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, de um treinamento de aprendizagem para utilização do aplicativo.

Doze escolas já contam com o aplicativo SOS Escola instalado no celular dos gestores escolares:

- Escola Municipal Raul Pompeia
- Escola Municipal Professora Cleusa Jordão Fortes de Pinho Jordão
- Escola Municipal Cacique Cunhambebe
- Escola Municipal Nova Perequê
- Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega
- Escola Municipal Júlio Cesar de Almeida Larangeira
- Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida
- Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira Teixeira
- Escola Municipal Charles Dickens
- Escola Municipal Áurea Pires da Gama
- Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha
- Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira da Rocha