A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), deu início nesta terça-feira (28), em todas as escolas públicas municipais, ao Avaliar - Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino. A avaliação tem como objetivo traçar um diagnóstico da aprendizagem, que servirá como importante instrumento no planejamento de políticas públicas e ações pedagógicas nas escolas.
Durante a terça-feira, as provas de língua portuguesa foram destinadas aos estudantes da rede pública municipal de ensino do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. Na quarta-feira (29), os estudantes realizaram a prova de matemática.
– A partir dos resultados da prova, podemos analisar em que podemos melhorar enquanto gestores e professores. Queremos cada vez mais uma educação de qualidade para o município. Desejamos que nossos alunos da rede municipal tenham uma boa base educacional para poderem competir no mercado de trabalho – frisou Marilza Sabino, gestora da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.
O Avaliar permite um diagnóstico individualizado do aprendizado dos alunos de Angra dos Reis, o que possibilita um melhor planejamento pedagógico para os próximos anos letivos, com o intuito de elevar a qualidade da educação pública municipal. A avaliação é feita em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As avaliações diagnósticas e formativas são frutos de parceria entre o Ministério da Educação e o Centro de Educação a Distância da UFJF, e possuem o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.
– Eu vejo o Avaliar com uma boa aceitação nas turmas. Os alunos se empenham até o final para terminarem a prova. É um instrumento muito importante para mensurarmos se estamos no rumo certo na educação de nossos alunos. É sempre bom avaliarmos o que precisa ser melhorado e aprimorado. É uma avaliação extremamente necessária para a educação do município – argumentou Adriana Santos, professora da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.
Além da avaliação em larga escala e da avaliação formativa, a parceria com o CAEd também possibilita a formação de gestores educacionais e desenvolve recursos, métodos e ferramentas que auxiliam na gestão das redes de ensino em um processo contínuo de inovação.
– Caiu tudo o que eu estudei na prova. Eu e meus amigos estávamos com medo da prova ser muito difícil, mas foi tranquila – comentou Edgar da Silva, 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.