Alunos do 2º ao 9º ano realizam provas do Avaliar

Exame analisa os níveis de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino através de uma parceria da SEJIN com a UFJF

Quinta-Feira, 30/03/2023 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), deu início nesta terça-feira (28), em todas as escolas públicas municipais, ao Avaliar - Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino. A avaliação tem como objetivo traçar um diagnóstico da aprendizagem, que servirá como importante instrumento no planejamento de políticas públicas e ações pedagógicas nas escolas.

Durante a terça-feira, as provas de língua portuguesa foram destinadas aos estudantes da rede pública municipal de ensino do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. Na quarta-feira (29), os estudantes realizaram a prova de matemática.

– A partir dos resultados da prova, podemos analisar em que podemos melhorar enquanto gestores e professores. Queremos cada vez mais uma educação de qualidade para o município. Desejamos que nossos alunos da rede municipal tenham uma boa base educacional para poderem competir no mercado de trabalho – frisou Marilza Sabino, gestora da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.

O Avaliar permite um diagnóstico individualizado do aprendizado dos alunos de Angra dos Reis, o que possibilita um melhor planejamento pedagógico para os próximos anos letivos, com o intuito de elevar a qualidade da educação pública municipal. A avaliação é feita em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

As avaliações diagnósticas e formativas são frutos de parceria entre o Ministério da Educação e o Centro de Educação a Distância da UFJF, e possuem o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

– Eu vejo o Avaliar com uma boa aceitação nas turmas. Os alunos se empenham até o final para terminarem a prova. É um instrumento muito importante para mensurarmos se estamos no rumo certo na educação de nossos alunos. É sempre bom avaliarmos o que precisa ser melhorado e aprimorado. É uma avaliação extremamente necessária para a educação do município – argumentou Adriana Santos, professora da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.

Além da avaliação em larga escala e da avaliação formativa, a parceria com o CAEd também possibilita a formação de gestores educacionais e desenvolve recursos, métodos e ferramentas que auxiliam na gestão das redes de ensino em um processo contínuo de inovação.

– Caiu tudo o que eu estudei na prova. Eu e meus amigos estávamos com medo da prova ser muito difícil, mas foi tranquila – comentou Edgar da Silva, 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão.