Gestores e pedagogos de 36 unidades da rede pública municipal de ensino, que atendem estudantes de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, estiveram presentes ao I Seminário Angra em Ação. O evento aconteceu de 19 a 21 de outubro e reuniu também a equipe técnica da Secretaria de Educação. Seu objetivo foi promover a análise e reflexão dos índices educacionais do município, bem como os processos de gestão para a melhoria dos resultados.
A formação teve início com Luiz Carlos Becker Júnior, professor da Fundação Getúlio Vargas, trazendo abordagens sobre motivação e liderança. O evento seguiu conduzido pela professora doutora Jaana Flávia Fernandes Nogueira que abordou os desafios da governança e gestão educacional.
No segundo dia gestores e pedagogos, divididos em grupos, debruçaram-se sobre os dados educacionais do município, com estudos de casos e construção de estratégias para a superação de resultados, na busca por uma educação municipal pública de qualidade.
O encerramento ocorreu, na quinta (21), onde os grupos apresentaram e debateram os planos de trabalho construídos, finalizando com a palestra “Gestão com Propósito”, ministrada pelo secretário de Educação.
- Foram três dias de trocas imprescindíveis. Parabéns aos envolvidos! Que tenhamos mais momentos como esse. Agora é colocar em prática todas as ideias e ações que pipocaram durante esses dias – ressaltou a diretora da E. M. Zita de Oliveira Soares, da Sapinhatuba III.
Outros profissionais da educação também aprovaram o seminário.
- Que estes três dias de reflexão possam se transformar em 200 dias de mudança. Refleti muito sobre a redução do abandono escolar. Esse é meu propósito, entre outros – afirmou a diretora da E. M. Áurea Pires da Gama, do Bracuí.