1ª escola pública com reconhecimento facial do estado

O Projeto com a nova tecnologia foi implementado na E.M. Júlio César Larangeira e será ampliado para outras unidades de ensino

Terça-Feira, 10/08/2021 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Inovação. Esta é a palavra que está norteando a educação pública do município de Angra dos Reis. Na tarde desta terça-feira (10), o prefeito e o secretário de Educação entregaram a revitalização da E.M. Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras, a primeira do estado a contar com reconhecimento facial.

A tecnologia, segundo o secretário de Educação, possibilitará que a presença do aluno seja detectada pelo reconhecimento facial. Logo após, os pais ou responsáveis receberão SMS informando a entrada e a saída dos estudantes.

- Mais do que isso, a ausência dos alunos será informada aos pais e responsáveis e essa será uma grande estratégia que utilizaremos contra a evasão escolar – comentou o secretário, acrescentando que outras nove escolas receberão a tecnologia neste primeiro momento.

A E.M. Júlio César Laranjeira, que atende a 512 alunos no ensino fundamental de anos finais, recebeu outras diversas melhorias: foi climatizada, ganhou aparelhos de TV em todas as salas de aulas, biblioteca escolar e sala de recursos multifuncional. Além disso, a quadra esportiva foi revitalizada.

Outra inovação foi a integração das instalações da Unidade de Trabalho Diferenciado - UTD/ Altas Habilidades Superdotação na estrutura da E. M. Júlio César Larangeira. A UTD conta com salas de aulas equipadas com materiais específicos e atendimento especializado para todos os seus grupos de interesse: Talentos Matemáticos, Reflexão e Prática nas Ciências, Leitura e Produção Textual e Artes Plásticas. Além disso, duas novas áreas de interesse foram incorporadas à unidade: Linguagens Audiovisuais e Robótica.

Um grupo de vereadores acompanhou a visita a todas as instalações da escola, junto com a equipe de secretários do governo.

- Ficamos maravilhados com tudo o que vimos. Somos quatro aqui representados, mas podem ter a certeza de que toda a Câmara Municipal sente orgulho desta escola, que não deve nada a nenhuma unidade particular - frisou a líder do governo.

EMES EM NOVO ENDEREÇO

A E.M. de Educação de Surdos (Emes), que completa 31 anos de trabalho, foi transferida para um novo prédio, na rua Maria José Lucas Peixoto, 197, no Parque das Palmeiras. A inauguração da nova sede aconteceu também na tarde desta terça-feira (10).

O espaço é devidamente adaptado às necessidades dos estudantes e recebeu acréscimo de salas de aula, cobertura do refeitório, instalação de rampas e cobertura lateral para garantia da acessibilidade. A Emes atende a escolarização do pré ao 9° ano e ainda realiza atendimentos educacionais especializados.

- Eu tenho orgulho de ser o prefeito das escolas públicas do município de Angra dos Reis. Nosso objetivo é preparar as crianças e jovens para o mercado de trabalho. Além disso, vamos colaborar com a segurança, porque segurança não se faz só com as forças policiais, mas com investimentos no futuro dos nossos estudantes – finalizou o prefeito, que fez questão de conferir cada cantinho da Emes e também da E.M. Júlio César Larangeira.