A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a TV Câmara, e o apoio da TV Alerj, lançou na tarde desta quarta-feira (2), o “Nas Ondas da Educação”. O projeto consiste em uma série de vídeoaulas, com tradução em libras, direcionadas aos mais de 22 mil alunos da rede municipal, da pré-escola ao 9º ano.
- Hoje foi um dia memorável para a educação de Angra dos Reis. Pela manhã, homenageamos os profissionais que participaram da construção das atividades pedagógicas e agora à tarde lançamos o “Nas Ondas da Educação”. Além disso, tivemos 640 profissionais da educação vacinados contra a covid-19. Sabemos que o mar está revolto, mas ele é para bom marinheiro, que sabe e quer navegar. Nosso objetivo é oferecer material constante ao alcance dos nossos alunos e responsáveis. Essa ação, a partir de agora, vai ser parte do nosso cotidiano – informou o secretário de Educação.
As vídeoaulas já estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Educação de Angra dos Reis e também serão veiculadas na TV Câmara, nos horários que não estiverem ocupados com as sessões e reuniões de comissões.
- Temos a certeza que esse projeto vai permitir a chegada da educação dentro de muitas casas e, ao mesmo tempo, vai enriquecer a grade da TV Câmara e o Poder Legislativo como um todo – ressaltou o presidente da Casa, que assinou um termo de cooperação técnica com o secretário de Governo e Relações Institucionais, firmando a parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal.
Para produzir todo o conteúdo foi selecionado um grupo de profissionais que, junto com a Secretaria de Educação, planejou e roteirizou as aulas. Cinquenta profissionais entre professores, estagiários e agentes de inclusão digital e intérprete de livras estão envolvidos no projeto, que conta com o apoio técnico da TV Câmara.
- Parabéns a todos os servidores públicos que, com tanta capacidade e competência, fizeram o “Nas Ondas da Educação” se tornar uma realidade. Depois de um ano de pandemia, percebemos que não perdemos o sonho e a vontade de lutar. Tenho certeza que muito pais, ao verem pela TV, celular ou computador o trabalho de vocês, verão uma luz no fim do túnel e terão a chama da esperança reacendida – destacou o secretário de Governo da Prefeitura.
Participaram da cerimônia diversos profissionais da educação, entre eles os professores que participaram da gravação dos vídeos, vereadores e o presidente do Conselho Municipal de Educação.
PROFESSORES HOMENAGEADOS
Na parte da manhã de hoje (2), a Secretaria de Educação homenageou 78 professores que contribuíram para a produção dos cadernos pedagógicos impressos. O material chega às mãos dos 22 mil alunos da rede municipal de ensino público nesta semana.
Os educadores receberam um certificado e os agradecimentos pelos serviços prestados. Conhecendo a realidade dos estudantes, os professores elaboraram questões atuais e contextualizadas para cada ano de escolaridade.
- A construção deste material foi absolutamente solidária, demonstrando mais uma vez o compromisso que norteia a ação da maioria dos nossos educadores. Nenhum de nós, técnicos da educação, deseja permanecer nesse movimento remoto, mas nesse momento assegurar a saúde e a vida é o principal papel que nos cabia desempenhar – destacou o secretário de Educação.
O prefeito enviou um vídeo de agradecimento aos profissionais da educação e foi representado no evento pelo secretário de Governo e Relações Institucionais.
- Sei da importância da educação na transformação social. Vivemos em um país injusto, onde as pessoas não são empoderadas na sua cidadania. O trabalho do prefeito Fernando Jordão é no sentido de formarmos não só estudantes, mas também cidadãos que possam fazer uma sociedade mais justa e melhor. Ficamos muitos felizes por essa iniciativa de vocês junto com o Paulo Fortunato – frisou o secretário, também agradecendo aos profissionais da educação.
Os professores ressaltam que esse material é importante porque oferece outra opção de acesso aos alunos da rede pública e ajuda também a restabelecer uma rotina de estudo.
- É uma oportunidade de fazermos parte do que está sendo enviado aos nossos alunos, uma vez que nem todos têm acesso à internet. O material foi pensado com carinho e produzido com muita dedicação pelos professores, por isso ele é muito importante – avaliou a professora Simária Gomes Marques dos Santos, da Escola Municipal Raul Pompeia, que desenvolveu atividades de matemática para o 2º ano.