A Prefeitura de Angra foi representada pelo secretário de Educação, no Encontro Estadual de Gestores Municipais, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), nessa quarta-feira (10), no Rio de Janeiro.
A reunião teve público reduzido, em função da pandemia, e foi destinada aos novos dirigentes que assumiram as secretarias de educação fluminenses neste ano. A ex-secretária de Educação do município e presidente da seccional também marcou presença.
- O encontro foi muito importante e significativo, com troca de saberes e experiências entre as secretarias municipais de educação. Levamos as primeiras ideias de Angra dos Reis para o colegiado de secretários e recebemos informações importantes que nos auxiliarão na retomada das aulas. Nossa cidade permanecerá no cenário de debate da educação, reforçando a importância na nossa rede – destacou o secretário municipal de Educação, cumprimentando a ex-secretária que representa muito bem o município na condução da Undime do Estado e na participação desta instituição em esfera nacional.
Durante a programação, o Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro apresentou o Programa Rio+Alfabetizado. Também foram abordados temas relacionados à covid-19, como: “Desafios da Educação Brasileira no contexto da pandemia e pós-pandemia”, o “Impacto da pandemia de covid-19 na qualidade do ensino e nas avaliações do MEC a partir dos dados sobre aprovação e desempenho escolar” e “Os efeitos do Fundeb Permanente na Educação Brasileira e os desafios do Gestor”.
Os palestrantes foram, respectivamente, Camilla Maia Franco, Sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva (UFF), Especialista em Saúde da Família (ENSP/Fiocruz); o ex-Ministro da Educação, José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais; e Carlos Eduardo Sanches, especialista em Financiamento da Educação.