A Secretaria de Educação da Prefeitura de Angra está oferecendo para seus coordenadores e pedagogos cursos voltados para capacitação de profissionais da educação no uso de novas tecnologias. A Trilha Formativa Ensino Híbrido é uma iniciativa de formação continuada oferecida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do município e a Secretaria de Estado de Educação e inclui sete cursos que abordam de diferentes formas a relação entre ensino e recursos tecnológicos.
A proposta é que coordenadores e pedagogos sejam os multiplicadores desses conhecimentos aos professores. O objetivo desta Trilha Formativa é apoiar os professores na exploração de ferramentas digitais e como usá-las no dia a dia da sala de aula híbrida.
A Trilha Formativa Ensino Híbrido também conta com a uma parceria do Instituto Singularidades. Os sete cursos que a compõem são independentes e autoinstrucionais. Juntos somam 110 horas:
1. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação (40h).
2. BNCC: Práticas e Culturas Digitais (10h).
3. Metodologias Ativas de Aprendizagem: princípios, práticas e tecnologias (20h).
4. Jogos e cultura digital na educação (10h).
5. Narrativas em vídeo na educação (10h).
6. Podcast e educação: a produção de mídia na escola (10h).
7. Narrativas gráficas para educadores (10h).
– Considerando o atual contexto da pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, o ensino remoto se tornou uma realidade do século 21, e o uso das ferramentas digitais é necessário para o aperfeiçoamento dos professores e enriquecimento do currículo dos estudantes – avalia a superintendente municipal de Educação.
A inscrição ocorrerá por meio da Secretaria de Educação do município.