Prêmio Escola CaPaz

Cerimônia premiou profissionais da rede municipal de Educação por projetos ligados à promoção da paz

Terça-Feira, 10/12/2019 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Angra realizou na segunda-feira, dia 9, a terceira edição do prêmio Escola CaPaz. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal e reuniu diversos profissionais da área de educação. Os educadores representantes dos projetos de maior destaque foram agraciados com medalhas.

O Escola CaPaz tem como objetivo reconhecer o mérito de projetos que envolvam a comunidade escolar em atividades que privilegiam momentos de troca, inclusão, interação e alegria, em momentos significativos de aprendizagem. As três idéias centrais do programa Escola CaPaz são a promoção da paz, busca de competência e a visão de totalidade. O prêmio foi criado em 2008, tendo sua segunda edição em 2012 e retornando neste ano, após um período de interrupção.

Diversas escolas da rede municipal tiveram profissionais premiados por seus projetos desenvolvidos: Escola Municipal Ângelo Francisco Jerônimo (Educação sanitária na escola), E.M. Frei João Moreira (Escola sustentável), E.M. Inácio During (Conectados), Ceti E.M. João Carolino dos Remédios (Espalhe amor por onde for), E.M. Joaquina Maria Rosa dos Santos (Correio da amizade), Ceti E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho (Miniatletas caiçaras), E.M. Morada do Bracuhy (Consolidando a aprendizagem e resgatando a autoestima), E.M. Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck (Música e tênis nas escolas), Ceti E.M. professora Adelaide Figueira (Cinemação – trabalhando valores), E.M. Professor José Américo Lomeu Bastos (Cultivando valores humanos), E.M. Tereza Pinheiro de Almeida (Cultura da paz), E.M. Prefeito Toscano de Britto (Agroecologia na escola), Unidade de Trabalho Diferenciado Altas Habilidades/Superdotação (Grupo de reflexão).

Ao subir ao palco para receber sua medalha, a professora responsável pelo projeto “Espalhe Amor por onde for”, da escola João Carolino dos Remédios, explicou a iniciativa, baseada no respeito ao próximo, na identidade e nas relações familiares, comunitárias e sociais.

– Esse projeto vem da necessidade de nos colocarmos no lugar do outro. Trabalhamos nos alunos questões como o amor, o carinho, a empatia – disse a educadora.