O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), na próxima quarta-feira, será marcado em Angra dos Reis por uma programação especial, na praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, a partir das 9h. A data recorda a morte de Zumbi dos Palmares, um dos escravizados que liderou o Quilombo dos Palmares e simboliza a luta do negro contra a escravidão.
As atividades, gratuitas e abertas ao público serão realizadas pela Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Assistência Social; Educação e Cultura e Patrimônio, com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Grupo de Consciência Negra Yla Dudu, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí, os coletivos de mulheres Winnie Mandela e Mãe Terra, o Ubuntuff, o Grupo de Capoeira Senzala e a Aldeia Indígena Sapukai colaboram com a realização do evento.
PROGRAMAÇÃO
9h - Lavagem do busto do líder negro Zumbi
9h30 - Canto à Carolina Maria de Jesus e lançamento do livro “Altas Habilidades/Superdotação em Crianças e Adolescentes Negras”, de Cristina Moraes
10h - Batucada Viva Zumbi / I Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci
10h30 - Quinta Cultural
11h - Coral indígena
11h30 - Dança afro
12h - Encontro de jongo
12h30 - Encontro de capoeiras
Haverá oficinas de turbantes e tranças nagô.