Mentes brilhantes a serviço das artes

Alunos artistas com características de altas habilidades e superdotação apresentam suas obras no Centro Cultural Teophilo Massad

Quarta-Feira, 12/07/2017 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Foi aberta nesta quarta-feira, 12, no Centro Cultural Teophilo Massad, no Teatro Municipal, a exposição de artes plásticas de alunos da Rede Municipal de Ensino, na faixa etária de 11 a 16 anos, que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes que apresentam características de altas habilidades e superdotação.
A mostra vai estar aberta para visitação do público até o dia 3 de setembro, com temática livre baseada na investigação e interesse de cada um. São produções em tinta acrílica sobre tela e grafite sobre papel com técnicas mistas.
Levando-se em conta que os alunos de altas habilidades e superdotação possuem habilidades artísticas específicas de seu interesse, elas devem ser desenvolvidas e cada vez mais enriquecidas, é de fundamental importância o desenvolvimento de suas potencialidades. Neste sentido, o papel do professor é essencial, para esse estímulo junto aos alunos, como tem sido as orientações do professor de artes Leonardo José Pinto.
Os alunos que apresentam altas habilidades e superdotação se destacam não apenas pelo conhecimento, mas, também por características que o identificam e, que geram um diferencial no comportamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2 a 5% da população são de pessoas que apresentam altas habilidades e superdotação.
Em Angra dos Reis, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos que apresentam altas habilidades e superdotação existe desde 2005. O trabalho conta com uma equipe composta por pedagoga, psicóloga e professores que realizam o enriquecimento curricular nas áreas de matemática, ciências, artes, texto e inglês.
Os alunos frequentam o AEE, no turno inverso da escola regular. Atualmente esse o trabalho é realizado na Escola Municipal Júlio Cesar A. Laranjeira, Parque das Palmeiras, e coordenado pelo Departamento de Diversidade e Inclusão, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.