Tem início amanhã, quarta, 12, e vai até o dia 3 de setembro, no Centro Cultural Teophilo Massad, no espaço de exposições do Teatro Municipal, a mostra de artes plásticas de alunos da Rede Municipal de Ensino que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes que apresentam características de altas habilidades e superdotação.
Os trabalhos que serão expostos foram realizados por alunos com faixa etária entre 11 e 16 anos, com temática livre baseada na investigação e interesse de cada um. São produções em tinta acrílica sobre tela e grafite sobre papel com técnicas mistas, orientadas pelo professor de artes Leonardo José Pinto.
Pessoas que apresentam altas habilidades e superdotação têm, por lei, direito a atendimento educacional especializado a fim de garantir que seu potencial e/ou talento possa ser desenvolvido e assim garantindo maior realização pessoal e profissional. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2 a 5% da população são de pessoas que apresentam altas habilidades e superdotação. A identificação é feita por três traços principais de características que devem estar presentes na pessoa: 1- capacidade acima da média em uma ou mais áreas de conhecimento; 2- comprometimento com a tarefa a ser executada e 3- a criatividade associadas a esse campo de conhecimento.
Esses alunos que apresentam altas habilidades e superdotação se destacam não apenas pelo conhecimento, mas, têm também, algumas características que o identificam e, que geram um diferencial no comportamento. Por isso, necessitam de um trabalho pedagógico específico para que o talento ou interesse seja atendido e não se transforme em desmotivação em geral ou desinteresse pela escola, pela vida social e até mesmo desenvolvam comportamentos inadequados na vida social e escolar.
Em Angra dos Reis, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos que apresentam altas habilidades e superdotação existe desde 2005. O trabalho conta com uma equipe composta por pedagoga, psicóloga e professores que realizam o enriquecimento curricular nas áreas de matemática, ciências, artes, texto e inglês. Os alunos frequentam o AEE, no turno inverso da escola regular. Atualmente esse o trabalho é realizado na Escola Municipal Júlio Cesar A. Laranjeira, Parque das Palmeiras, e coordenado pelo Departamento de Diversidade e Inclusão, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
O talento de alunos artistas no Centro Cultural
Obras dos estudantes que apresentam características de altas habilidades e superdotação serão expostas a partir desta quarta, 12