As Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e a de Saúde realizaram hoje (27) pela manhã, no Auditório da Escola Municipal Júlio César A. Larangeiras, uma cerimônia para a assinatura do Termo de Compromisso para a adesão do município ao Programa Saúde na Escola, do Governo Federal. Assinaram o documento a Secretária de Educação, Stella Salomão e o de Saúde, Renan Vinícius, além do vice-prefeito Manoel Cruz Parente, que estava representando o prefeito, Fernando Jordão.
O Programa visa contribuir para o fortalecimento das ações que integram as duas áreas (saúde e educação), com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. São 49 escolas envolvidas, sendo sete estaduais e 42 municipais. A intenção é que no momento de construção do Projeto Político Pedagógico, as equipes de Atenção Primária, junto as Unidades Escolares pactuadas no seu território de atuação, discutam as ações a serem desenvolvidas no decorrer do próximo ano letivo.
De acordo com a coordenadora do Programa, Michele Soares e o Assistente da Saúde na Escola, André Dehol, são 12 frentes de atuação: ações de combate ao mosquito aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e dos acidentes; identificação dos alunos com possíveis sinais de agravo de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de alunos com sinais de alteração.
O Grupo de Trabalho Intersetorial - GTI contará com o apoio de 45 Unidades da Estratégia de Saúde da Família. O trabalho já está sendo realizado em cima da demanda apresentada pelas escolas e pelas Unidades da ESF, mas a intenção, segundo Michele Soares e André Dehol é ampliar a cobertura dessas ações. O repasse do incentivo Federal é algo em torno de R$ 30 mil por ano.
Saúde e Educação assinam compromisso
A intersetorialidade entre as duas pastas vai possibilitar a implantação do programa Saúde na Escola