A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, e a Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, conseguiu credenciar o município, na concorrência de 17 projetos de investimentos em obras públicas, junto ao Ministério da Integração Nacional, Governo Federal, que englobam um valor superior a R$ 56 milhões.
Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas 23 conseguiram cumprir as exigências para o credenciamento, e Angra dos Reis está entre eles, apresentando projetos que poderão se transformar em futuros convênios. Essa regularização só foi possível graças ao trabalho de planejamento da equipe da Secretaria de Governo, e como a Prefeitura de Angra não está mais inadimplente junto ao Cauc (Serviço Auxiliar de Informação para Transferências Voluntárias), a Serasa dos municípios, a cidade está com o nome limpo para utilizar recursos advindos de projetos e convênios dos governos federal e estadual.
“A equipe tem trabalhado muito para possibilitar a entrada de recursos novos nos cofres da prefeitura, e os projetos voltados para obras importantes a ser realizadas na cidade e também investimentos para outras áreas estão na nossa agenda permanente. Ter saído do Cauc foi primordial, mas não adiantava somente ter o nome limpo, tínhamos que planejar e construir projetos para concorrência nas fontes financiadoras do governo federal, e a equipe trabalhou muito neste sentido”, disse Marcus Venissius Barbosa, secretário de Governo e Relações Institucionais.
Entre os projetos inscritos no Ministério da Integração Nacional estão o de construção de reservatórios e redes de distribuição de água para os bairros de Monsuaba, Garatucaia e Cantagalo; implantação de drenagem pluvial e pavimentação de diversas ruas no Pontal e Cantagalo; recapeamento asfáltico na Estrada do Contorno; urbanização na Japuíba; construção de muro em alvenaria de pedra em Santa Rita do Bracuí e no Frade.
E ainda, reforma e ampliação nas Escolas Municipais Prefeito José Luiz Reseck, no Frade, Monsenhor Pinto de Carvalho, na Enseada das Estrelas, na Ilha Grande, da Morada do Bracuí; reforma do CEMEI Sérgio Louzada Tavares, no Frade; construção de nova unidade escolar na Banqueta e de uma ponte de concreto armado no Ariró; implantação de drenagem pluvial e pavimentação de diversas ruas em Santa Rita II; construção de cortina atirantada para contenção de via pública na Estrada do Cantagalo; e ainda a construção de uma creche municipal.
Angra se credencia em 17 projetos no Governo Federal
Valores ultrapassam R$ 56 milhões. Apenas 23 municípios dos 92 do estado foram credenciados no Ministério da Integração e Angra está entre eles