A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e o décimo Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado em Angra dos Reis, realizarão o projeto Bombeiro Mirim, com início no dia 17, em Monsuaba. A parceria se efetivará por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social e vai capacitar 100 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, para o enfrentamento de situações de emergência. “Com essa parceria poderemos desenvolver atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos e aproximar as famílias”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Jordão.
A aula inaugural, no dia 17 de maio, às 17h, será no salão de eventos e festas NEPO‘S, na rua Mário Natalino Jordão 69, Monsuaba. As crianças e adolescentes que participarão do projeto serão acompanhadas e participarão efetivamente das ações do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, no bairro Monsuaba. O evento contará com a presença de autoridades, alunos e familiares.
Durante os três meses de execução do projeto, no CRAS Monsuaba, serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas, palestras informativas, atividades recreativas, visitas orientadas programadas no Batalhão da Polícia Militar e reunião com famílias com temas, prevenção e combate a incêndio e salvamento, Defesa Civil, civismo e cidadania, noções de saúde, higiene, doenças sexualmente transmissíveis e drogadição, meio ambiente e educação no trânsito.
As crianças receberão benefícios, lanche, uniforme e apostila. “Serão orientadas e acompanhadas por profissionais especializados”, informa o secretário executivo de Assistência Social, Munir Francisco. O grupo também fará parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.
Angra dos Reis é a única cidade do estado que terá o projeto Bombeiro Mirim sendo executado, e isto se deve a uma parceria entre a prefeitura e 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Os demais CRAS de nossa cidade serão contemplados futuramente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3368-7413.