Faculdade de medicina e novas vagas no ensino médio

Prefeito se reúne com o Governo do Estado para discutir a educação em Angra dos Reis

Sexta-Feira, 17/02/2017 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

O prefeito Fernando Jordão, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Stella Salomão e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa estiveram, ontem (16) reunidos com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer e com o presidente da Universidade Estácio de Sá, Pedro Thompson, para tratar de diversos assuntos relacionados à pasta para Angra do Reis. Uma das pautas foi a implantação do curso de medicina e afins e a possibilidade de extensão do mesmo, além da demanda de vagas para o ensino médio, entre outros.
Sobre a universidade, ficou agendada uma visita da diretoria acadêmica da universidade no pólo Angra, para estudos da possibilidade da implantação desses novos cursos, tais como enfermagem e a própria medicina. Ficou sinalizada uma visita para avaliar a capacidade do pólo de absorver esta demanda não apenas do município, mas também das cidades da região. “Eles demonstraram muito interesse em ampliar a presença da faculdade no município não só hoje, com os cursos existentes, como também com a chegada do curso de medicina em Angra. Eles declararam ter certeza de que a medicina vai gerar um desenvolvimento muito grande para a cidade com a vinda de novos alunos e uma movimentação cultural e econômica para o município”, ressaltou a secretária de Educação.
Outro assunto discutido no encontro foi sobre a grande procura por matrículas para o ensino médio. Foi firmada uma parceria entre Município e Estado em relação às matrículas do 6º e do 1º ano do ensino médio. A inscrição é feita pela internet e depois deste processo, o Estado distribui essas matrículas e só no próximo dia 22, há uma consolidação. “Atendendo a mais um pedido nosso, o secretário já acenou a possibilidade de abertura de uma turma no Frade para alunos excedentes (há um número de alunos que não foram atendidos na região do Parque Mambucaba e Balneário). No momento, teremos que aguardar essa consolidação de matrículas até o dia 22 e no dia 23, nos reuniremos na Secretaria de Estado para então organizarmos o atendimento a essa demanda”, explicou Stella. O prefeito Fernando Jordão também afirmou que vai solicitar ao Ministério da Educação o aumento de 50 para 150 vagas anuais no curso de medicina.
O secretário de Estado Wagner Victer também determinou que viesse para Angra, o pódio em que o atleta olímpico Michael Phelps subiu nas Olimpíadas Rio 2016. O equipamento deverá ficar no Colégio Estadual Ceav, onde acontecem hoje as aulas gratuitas de natação e hidroginástica. Além disso, diversos atletas olímpicos que estudam na Estácio, virão à cidade participar de eventos e servir de incentivo e exemplo para os jovens da cidade.