A Secretaria de Saúde de Angra começará no dia 3 de fevereiro a campanha 10 minutos salvam vidas, de controle e prevenção à dengue, criada pelo governo estadual. O primeiro bairro a ser trabalhado será o Parque Mambucaba e em seguida a equipe visitará o Frade e o Areal. Com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika.
O mosquito Aedes aegypti vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o mosquito precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
Segundo o Coordenador de Vigilância Ambiental, Romário Aquino, a campanha consistirá, no primeiro dia, em convidar os moradores a realizar limpeza dos quintais nos fins de semana e colocar o entulho nas calçadas.
- Com a colaboração da população os funcionários da Secretaria Executiva de Serviço Público irão retirar o entulho das calçadas – disse.
As ações de educação e promoção da saúde serão desenvolvidas por técnicos da Secretaria de Saúde; de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Secretaria Executiva de Ação Social.
O cronograma completo da campanha, em sua fase inicial na cidade, é o seguinte:
Parque Mambucaba: 3 a 9 de fevereiro
Frade: 10 a 16 de fevereiro
Areal: 17 a 23 de fevereiro
A Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar oportunamente o calendário da campanha em outros bairros.
Mais informações sobre a campanha “10 minutos salvam vidas” podem ser encontradas no site http://www.riocontradengue.rj.gov.br/site/Conteudo/Default.aspx#, do governo estadual.