Entre os dias 1º e 3 de setembro, 272 pacientes foram operados, de forma gratuita, no terceiro mutirão de catarata do ano, no Estádio Jair Toscano de Brito. No mutirão, os procedimentos cirúrgicos foram realizados numa carreta adaptada, cumprindo todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária.
– Os pacientes são atendidos da melhor maneira possível, desde os exames pré-operatórios até a revisão da cirurgia, sempre seguindo todos os protocolos da Vigilância Sanitária. Além disso, temos que destacar a importância do mutirão para que os pacientes possam ser beneficiados com uma visão de qualidade, possibilitando uma melhor qualidade de vida– comentou Andrele Ramos, superintendente-geral do Hospital Municipal da Japuíba.
Assim como em outros mutirões, o projeto atendeu centenas de pessoas de diversas partes do município. Uma delas foi Hernani de Araújo, de 82 anos, morador da Gipoia. No sábado, 2 de setembro, Hernani passou por todo o processo pré-operatório até que fosse efetivamente para a carreta realizar a tão esperada cirurgia. Logo após a operação, ainda enquanto estava na sala de cirurgia, o paciente já demonstrava toda a sua satisfação.
- A cirurgia foi muito rápida. Só posso agradecer a todos os profissionais que me auxiliaram durante todo o processo – comentou Hernani Araújo.
Neste domingo, 3 de setembro, o paciente retornou ao Estádio Municipal para realizar o procedimento de revisão do seu olho operado. Após isso, ele foi atendido por um profissional que lhe explicou o passo a passo para que ele possa realizar a revisão de um mês do seu olho e, futuramente, agendar a cirurgia para a outra vista.
– Estou muito feliz e satisfeito com todo o atendimento que recebi ao longo do mutirão. Tenho que parabenizar a Prefeitura de Angra, Secretaria de Saúde e o HMJ por todo o trabalho feito em prol da nossa cidade – finalizou o paciente.
Os pacientes atendidos no mutirão passaram pelo médico clínico do Posto de Saúde, que referenciaram o mesmo para o setor de oftalmologia, onde o paciente é agendado pela regulação do município. Após a constatação de necessidade da cirurgia de catarata, o paciente de primeira vista entrega sua referência na Unidade de Saúde do seu bairro, e aguarda ser chamado. Após realizar a primeira vista, o Hospital Municipal da Japuíba entra em contato para a realização da segunda vista.
Em 2023, ao longo dos três mutirões, a Prefeitura de Angra já atendeu aproximadamente 1.000 pacientes. O mutirão de catarata é realizado pela Secretaria de Saúde e pelo Hospital Municipal da Japuíba.