Pacientes e usuários do HMJ que precisam de exames efetuados pelo ultrassom e pelo raio-x digital já estão tendo acesso aos equipamentos de última geração, que vem para somar ainda mais com o parque tecnológico da saúde no município.
Na última terça-feira, 13 de dezembro, quando a revitalização da sala de raio-x foi concretizada, o prefeito Fernando Jordão e diversos secretários municipais foram até o HMJ para conhecer os novos equipamentos disponíveis à população, além de receberem a ótima notícia sobre o funcionamento do tomógrafo.
– Estamos com um ultrassom novo, que é de última geração, e com um aparelho de raio-x digital, também novo. Nosso serviço de tomografia no HMJ estava paralisado por conta de uma peça que faltava ao equipamento. O item foi trocado e agora ele também está funcionando, efetuando uma média de 65 exames por dia – explica a secretária hospitalar do HMJ, Berenice Reis Valle Machado.
O ultrassom e o raio-x digital, que pertencem ao HMJ, ofereceram mais rapidez nos resultados e mais eficiência e segurança aos profissionais que utilizam as máquinas.
– É mais um grande avanço nesse trabalho que estamos fazendo desde 2017. Avançamos muito na saúde, levando em consideração a criação do HMAR e o trabalho na saúde primária, entre outras ações. Vai melhorar muito a questão do diagnóstico no HMJ, e ainda mais com a criação do Angra Imagens, que vamos criar – informa o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
De acordo com o secretário de Saúde Glauco Fonseca, a existência de um parque tecnológico da saúde mais avançado oferece ainda qualidade para todos os envolvidos, pacientes ou profissionais de saúde.
– Qualidade de imagem significa qualidade no diagnóstico. Já tínhamos no HMJ técnicos de raio-x e de tomografia excelentes. O que era mais necessário, justamente, era fornecer ferramentas para que esses profissionais pudessem trabalhar – resume Glauco.
O prefeito Fernando Jordão conheceu os equipamentos novos e conversou com o diretor clínico do HMJ, Dr. Gustavo Villa, e outros profissionais que vão utilizar os equipamentos nos pacientes do HMJ.
– Com o raio-x digital, o ultrassom e o tomógrafo, avançamos muito em tecnologia e vamos fornecer ainda mais agilidade nos resultados dos exames dos pacientes – declara o prefeito.
Entrando na sala do novo raio-x digital um pouco depois da visita das autoridades ao HMJ, o profissional de construção civil Renato Fogaça Rodrigues, de 41 anos, morador do Morro da Caixa D’água, aprovou o equipamento.
– O exame foi feito de forma muito rápida e prática, diferente da última vez que tive que fazer. Achei muito bom – informa Renato.