A saúde de Angra ganhou um reforço hoje (6). A Prefeitura de Angra, por meio do Hospital Municipal da Japuiba (HMJ), assinou um convênio de dois anos com a Universidade Estácio para a abertura de vagas de estágios nas áreas de biomedicina, nutrição e fisioterapia.
O evento aconteceu no Salão Nobre e contou com as participações do prefeito, da deputada estadual da cidade, da secretária hospitalar, do secretário de Saúde, de vereadores e do diretor da Estácio em Angra, acompanhado de funcionários da unidade de ensino.
- Esse convênio vai coroar o aprendizado do nosso aluno, é onde ele vai conseguir toda a parte prática para concluir o curso e estar pronto para servir as pessoas – frisou o diretor da Estácio em Angra, informando que futuramente a instituição vai implementar uma clínica-escola para atender a população da região de Jacuecanga, bairro onde está instalada a universidade.
Os profissionais formados em biomedicina podem atuar no laboratório de análises clínicas, hemonúcleo e serviços de radiologia. Os nutricionistas auxiliam no atendimento nutricional do paciente hospitalizado e os fisioterapeutas vão atender casos envolvendo as áreas neurológica, cardíaca, hemodinâmica, respiratória ou motora.
Os estágios para biomedicina e nutrição começam ainda neste mês, serão 23 e 10 vagas respectivamente. Para a fisioterapia vão ser destinadas 22 vagas, mas as atividades terão início somente no ano que vem.
- Ficamos muito felizes de ver esse convênio se concretizando. Investindo em ciência e tecnologia, ajudamos no desenvolvimento de nossa cidade – lembrou a deputada estadual que atuou como interlocutora entre as instituições.
O convênio não envolve custos, a Estácio vai arcar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos alunos e em troca o HMJ oferece a oportunidade dos estudantes colocarem em prática o que aprenderam ao longo dos cursos.
- o HMJ além de ser um hospital de portas abertas, está virando uma escola para os futuros profissionais da cidade, estamos investindo no capital humano da cidade - ressaltou o prefeito.
Os alunos serão selecionados pela Estácio e encaminhados ao HMJ. O estágio na área de nutrição começará a partir do 6º período, biomedicina no 7º e 8º períodos e fisioterapia 8º e 9º períodos. A carga horária do estágio vai variar de acordo com cada curso.
- São parcerias assim que fazem os nossos serviços avançar e tenho certeza que os acadêmicos vão contribuir muito conosco – afirmou a diretora hospitalar do HMJ.
-