Mais 130 cirurgias de catarata no fim de semana

Com este número, já foram realizados 595 procedimentos somente neste ano no HGJ

Segunda-Feira, 26/08/2019 | Secretaria Executiva Hospitalar .

O último fim de semana ficará marcado na história de 130 pessoas que voltaram a enxergar melhor depois de passarem por uma cirurgia de catarata da segunda vista. Os procedimentos, viabilizados gratuitamente pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceram no Hospital Municipal Geral da Japuíba. Foram 65 cirurgias no sábado (24) e outras 65 no domingo (25).
- Esta foi a melhor coisa que me aconteceu, estou muito feliz por ficar livre dos óculos e voltar a ver as coisas com qualidade. Só tenho que agradecer e parabenizar a toda a equipe envolvida, desde a recepção aos médicos. Não posso deixar de agradecer também ao prefeito Fernando Jordão por essa iniciativa maravilhosa – destacou Maria do Rosário, 71 anos, moradora do Campo Belo, que operou a vista direita no dia 28 de julho e a esquerda no último sábado.
Antes de entrar para o centro cirúrgico, os pacientes foram recebidos no auditório do HGJ por uma equipe de profissionais que explicou a necessidade dos cuidados pós-cirúrgicos para o sucesso do procedimento. Lá estavam também o prefeito, o secretário de Saúde, que atuou como anestesista dos procedimentos, o diretor do HGJ, e os vereadores.
- A catarata é uma doença muito ruim, pois atrapalha a visão, que é um sentido fundamental para a vida. Antes, os pacientes de Angra tinham que ir para Nova Iguaçu e outros municípios para operar. Agora, fazem tudo aqui na nossa cidade, no Hospital Municipal Geral da Japuíba – disse o prefeito, sendo muito aplaudido pelos pacientes.
O prefeito ainda comentou que ao construir o HGJ sua ideia era ofertar servidos de qualidade para a população, principalmente para as pessoas que não têm plano de saúde.
- A cada dia o HGJ está se consolidando como uma referência na saúde pública no nosso estado. Eu sempre digo e defendo que o serviço público tem que ser tão bom ou melhor que o privado –enfatizou.
O mutirão de cirurgias de catarata começou no ano passado, com a realização 465 procedimentos. Com as cirurgias deste final de semana, em 2019, já foram feitas 595 cirurgias e outras 245 estão previstas para os próximos meses, totalizando 840.