A partir da próxima semana, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar a vacinação contra a febre amarela em toda a cidade.
A ação vai começar na segunda-feira (26) e seguirá até 28 de fevereiro. Neste período, em todos os dias da semana, equipes de enfermagem vão de casa em casa, em todas as comunidades, para identificar possíveis pessoas que não tenham sido vacinadas.
Segundo o diretor de Saúde Coletiva, o município já atingiu em torno de 90% de cobertura vacinal.
- Ainda restam 10% para serem vacinados. Nosso objetivo é buscar estas pessoas, por isso vamos fazer esta campanha itinerante – informou.
Além disso, a Secretaria de Saúde mantém a rotina de vacinação contra a febre amarela em todas as unidades de saúde.
- Cada unidade tem seu dia específico de vacinação. Cabe ao morador procurar a unidade mais próxima de sua casa e informar-se – finalizou o diretor de Saúde Coletiva.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito aedes aegypti.
A prevenção contra a doença é feita através da vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.
Angra intensifica vacinação contra a febre amarela
Profissionais de saúde vão de casa em casa identificar pessoas que precisam ser imunizadas