A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada até sexta-feira, dia 22 de junho pelo Ministério da Saúde. Em Angra dos Reis, a campanha visa imunizar 42 mil pessoas, incluindo o público prioritário (33.366) e pessoas com comorbidades.
De acordo com o diretor de Saúde Coletiva da Prefeitura, até a manhã desta quinta-feira (13), 30.842 pessoas haviam sido imunizadas contra o vírus no município, o que significa que 11 mil pessoas ainda precisam comparecer em uma unidade de saúde para tomar a vacina, em especial as crianças.
- Até o dia 22, sexta-feira, de 8h30 às 17h, a vacina estará disponível para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, formado por crianças maiores de 6 meses e menores que 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; população indígena e quilombola; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além de professores de escolas públicas ou privadas – explicou o diretor de Saúde Coletiva.
A vacina disponibilizada é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente e o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Além da imunização, as pessoas precisam se precaver, adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
Vacinação contra a gripe é prorrogada
Campanha segue até o dia 22 de junho. 11 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas em Angra dos Reis