Programação marca o Abril Azul

As atividades, promovidas pela Prefeitura, aconteceram na tarde desta quarta, na Praça Zumbi dos Palmares e na Casa Larangeiras

Quinta-Feira, 26/04/2018 | Secretaria Executiva Hospitalar .

A tarde desta quarta-feira (25) foi marcada em Angra dos Reis por atividades alusivas ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança e afeta mundialmente cerca de 70 milhões de pessoas.
A programação, promovida pela Prefeitura de Angra, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages), contou com distribuição de panfletos explicativos sobre o autismo, na Praça Zumbi dos Palmares, e uma palestra, na Casa Larangeiras, ministrada pelo médico psiquiatra Stephan Malta.
O evento foi aberto pelo secretário executivo de Saúde e diretor técnico do Hospital Geral da Japuíba (HGJ).
- A gente nota uma deficiência, em todo o Brasil, no atendimento aos autistas e seus familiares nas unidades de saúde. Precisamos evoluir e, com certeza, Angra sai na frente com a realização de eventos como este, que capacitam os colaboradores da nossa rede – destacou.
O gestor de contrato do Iages ressaltou o papel da empresa na realização da programação.
- É um prazer muito grande poder abordar este tema tão importante e, por isto, trouxemos nossos colaboradores para participar. Isto os capacitará a receber e atender melhor os autistas e sua família dentro das unidades – frisou, ao lado do presidente do Instituto e do diretor técnico.
Após a abertura, aconteceu a palestra com o médico psiquiatra Stephan Malta, responsável pelos atendimentos no CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, equipamento do município que atende crianças autistas e com outros transtornos. A palestra foi acompanhada por familiares de autistas, funcionário da Iages e membros da Comissão Divulgadora do Autismo (CDA).
- O autismo perpassa por vários campos, como saúde, educação e movimentos sociais e, atualmente está ganhando cada vez mais espaço nas discussões e na mídia devido a sua prevalência. De acordo com o Center Of Disease Center (CDC), em 2006, a proporção era de 1 autista para cada 110 nascimentos. Já em 2010, esse número saltou para 1 em cada 68 – salientou o médico, abordando ainda temas como diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).