A Prefeitura de Angra dos Reis esteve presente na audiência pública promovida pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (29), no plenário Benedito Adelino, para discutir os serviços prestados pela concessionária de energia Enel. O evento reuniu vereadores, secretários municipais e moradores de diversas partes da cidade, incluindo os das Ilhas Grande e Gipoia, locais que mais sofrem com as constantes quedas de energia.
Por mais de duas horas a população pôde manifestar o seu descontentamento com a empresa. A demora no restabelecimento da energia, a não realização de poda de árvores e de trocas de postes e fiações de alta tensão espalhadas pelo chão foram alguns dos problemas apontados.
- A Enel precisa se organizar como empresa e colocar os funcionários para fazer os devidos trabalhos. Não estamos pedindo muito, só o necessário para seguir com as nossas vidas – disse Luciana Vieira, presidente da associação de Moradores da Praia Vermelha, na Ilha Grande.
Os funcionários da Enel responderam alguns questionamentos da população e expuseram o trabalho que vem sendo executado no município. Apresentando dados de 2021/2022, a Enel informou ter gasto R$ 8,5 milhões em manutenções e mais R$ 7,2 milhões em obras e investimentos.
Ao fim da audiência pública, os vereadores entregaram aos representantes da Enel um documento com 15 compromissos a serem firmados com o município. Agora a empresa terá um prazo de 30 dias para responder o Legislativo angrense.
Entre os compromissos que a Câmara deseja firmar estão a disponibilização de funcionários suficientes e fixos para o atendimento das demandas da Ilha Grande e Ilha da Gipoia; encaminhamento de relatório anual com demandas de ouvidoria para as autoridades de fiscalização do município; e instituição de medidas de agilização na retomada do fornecimento de energia elétrica em áreas de predominâncias comerciais.
- A participação de moradores da Ilha Grande foi excelente, conseguimos fazer uma boa mobilização. Trouxemos pessoas do Abraão até o Provetá. Esperamos que a Enel apresente melhorias no atendimento e a renovação das linhas, já que há muitos postes podres e fios pelo chão – destacou o secretário-executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.
Além de Kazuo, também estiveram presentes o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aurélio Marques; o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior; a secretária-executiva de Comunicação, Gerusa Guimarães e a bióloga Maiara Miguel, representando a Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins.