Representantes de diversas secretarias municipais da Prefeitura de Angra participaram de uma reunião com o objetivo de alinhar as ações que possam ser necessárias diante do período de chuvas que chega junto com o verão. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 22, na sede da Defesa Civil, e foi comando pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti
– Seja por índices pluviométricos fora da normalidade ou pela característica morfológica da nossa região, Angra está sujeita às intempéries. O serviço público necessita de foco, planejamento e ação. Por isso, reunimos os principais atores que devem agir em caso de necessidade. A Prefeitura de Angra está com suas ferramentas prontas para ajudar a população – reforça o secretário de Governo.
Entre os dias 21 e 22 de dezembro, foram registrados 100mm de chuva na Vila do Abraão, na Ilha Grande, e 60mm no Camorim. Não há registro de pessoas feridas ou desalojadas. Também não houve necessidade de acionar sirenes ou de enviar mensagens SMS para alertar pessoas que vivem em áreas consideradas de risco até o momento (15h desta quinta-feira, 22 de dezembro).
A reunião contou com a participação dos secretários de Proteção e Defesa Civil – Jairo Fiães –, Infraestrutura e Obras Públicas – Cristiano Manhães –, Desenvolvimento Regional – Tiago Scatulino –, Administração – Felipe Larrosa –, Segurança Pública – Douglas Ferreira –, Educação – Paulo Fortunato –, Ordem Pública e Mobilidade Urbana – Ricardo Ferreira –, Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania – Eduardo Sampaio –, Saúde – Glauco Fonseca – e de Planejamento e Parcerias – André Pimenta –, além do procurador-geral, Erick Halpern.
Com a previsão de chuva para os próximos dias, embora com diminuição do volume, a Defesa Civil pede à população que continue colaborando e permaneça atenta às orientações e comunicados oficiais quanto aos riscos de deslizamentos em áreas de risco.
Para receber as mensagens preventivas, basta enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens. É importante que os moradores fiquem atentos a todas as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, liguem para 199 / (24) 3365 4588.