Indígenas da Aldeia Sapukai participam do Passeio do Bem

Os jovens indígenas visitaram o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Estádio Maracanã e o planetário no Museu Ciência e Vida

Quarta-Feira, 28/06/2023 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

Nesta terça-feira, 27 de junho, mais de 40 jovens e adolescentes indígenas participaram de um passeio por alguns pontos do Rio de Janeiro. A iniciativa fez parte do Projeto Passeio do Bem, que é realizado por meio do programa RJ para Todos da Secretária Estadual de Governo, que promove visitas a roteiros turísticos e culturais da capital.

- Foi um momento muito bom para os nossos jovens da aldeia que estão empenhados no estudo e buscam uma oportunidade no futuro. Todos da nossa comunidade ficamos muito felizes com essa oportunidade de fazer esse passeio pedagógico, que com toda certeza só trouxe benefícios e mais conhecimento para quem pôde participar. Um passeio que ficou marcado na nossa memória – disse Antônio da Silva Santos, professor Guarani da aldeia Sapukai.

O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da Coordenação das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, foi de promover inclusão, cultura e lazer aos jovens que vivem na maior comunidade indígenas do estado, a aldeia Sapukai, localizada no bairro Bracuí. Na ocasião, os jovens visitaram o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Estádio Maracanã e o planetário no Museu Ciência e Vida, que fica em Duque de Caxias.

- Essa iniciativa proporciona uma atividade inesquecível, repleta de cultura, inspiradora e transformadora para a nossa comunidade indígena, e esse foi um momento muito enriquecedor para todos – comentou a coordenadora das Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Assistência Social, Adriana Terturiana da Silva, sobre a importância do projeto.