Para celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania promoveu o dia “Cuidando de quem cuida”, voltado para as mães e cuidadores dos autistas do município. O local escolhido para o evento, que ocorreu nessa quinta-feira, 22 de junho, foi a sede social do Iate Clube Aquidabã. Atividades como corte de cabelo, auriculoterapia, massagem e oficina de artesanato foram oferecidas para promover um momento de lazer e beleza para os familiares de autistas.
- Esse é mais um evento para a promoção da cidadania. Estamos aqui fazendo um evento de inclusão para as mães e responsáveis dos autistas, um dia de beleza, bem-estar, dinâmicas, massagens, maquiagem e muito mais. É o momento de cuidar dessas pessoas que tanto cuidam - explicou Íris Fernandes, coordenadora da Pessoa com Deficiência.
Para as mães que vivem na correia do dia a dia, um momento como esse para descansar e ser cuidada, faz toda a diferença. Suellen Oliveira, que é mãe de uma criança autista de 3 anos, aproveitou bastante o dia.
- Nós, como mães de autistas, ficamos muito tempo correndo entre terapias e consultas e acaba que não temos tempo para nos cuidar. Hoje estou conseguindo fazer isso e aproveitar para ter um pouco mais de tranquilidade. Estou gostando muito. Eu quero fazer unha, fazer sobrancelha, massagem, tudo que tenho direito – comentou a moradora do bairro balneário.
A data do orgulho autista foi criada em 2005 e tem o objetivo de promover mais informação e conscientização sobre o autismo e estimular o respeito à diversidade e à inclusão social. O autismo é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. Segundo dados atualizados do Cadastro Único e da Secretaria de Educação, hoje em Angra mais de 500 pessoas com espectro autistas são atendidas no município.
- Para as famílias de autistas, ter uma rede de apoio é fundamental. Essa é uma iniciativa muito boa da Prefeitura. Nós, como representantes da Comissão Divulgadora do Autismo, estamos aproveitando o momento para fazer palestras com fisioterapeuta, psicólogo para estar abraçando essas mães, para elas falarem um pouco do dia a dia e tem sido um momento muito bom – contou Marilda Pires, coordenadora da Comissão Divulgadora do Autismo (CDA).