Junho é marcado pela cor violeta em alusão ao Mês de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Assistência Social, desenvolveu duas atividades a fim de conscientizar a população sobre o tema.
Na manhã de hoje, uma blitz no Centro da cidade levou a mensagem as pessoas que passaram pela Av. Júlio Maria. Com balões violeta e cartazes em mãos, muitas pessoas participaram da ação para divulgação e alerta sobre o cuidado com os idosos.
- Participar dessa blitz hoje para mim é muito importante, infelizmente muitos filhos ainda se apropriam dos idosos, fazem mal aos próprios pais e não se importam. Mais que primordial, essa divulgação que estamos fazendo é muito necessária para alertar a todos – disse dona Divina Andrade de Araújo, de 76, moradora do bairro Jacuecanga e que participou ativamente da ação de hoje.
Hoje, 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Esta data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Um movimento com objetivo claro e urgente: criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.
A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e ocorre de diversas formas, acometendo idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a violência vem de pessoas da própria família ou próximas a eles e que, muitas vezes, passa despercebida.
Ontem (14), na primeira ação do Junho Violeta, uma peça de teatro sobre o tema foi apresentado no auditório da Defesa Civil para os grupos da terceira idade que vieram com representantes de todos os centros de referência e assistência social (CRAS) do município. A ideia da peça, feita pelo grupo Teatro em Ação, foi mostrar um pouco da rotina e dos dilemas que os idosos vivem nos dias de hoje.
- Estamos fazendo essas atividades para lembrar a importância sobre este mês para toda a população de Angra dos reis. Este alerta que estamos fazendo é fundamental para trazer o debate sobre o tema violência contra os idosos, para discussão e divulgação. Muitas pessoas são vítimas e nem sabem, por isso, com a divulgação, muitos idosos podem ser ajudados – comentou a coordenadora técnica da Pessoa Idosa, Fernanda Lima.
Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), no estado são registrados por dia 83 casos de violência contra os idosos. Um crime que deve ser combatido e denunciado. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou também através do Conselho Municipal do Idoso de Angra dos Reis pelo número (24) 3368-7334.